Nesta quinta-feira, dia 26, o ABC enfrenta o Avaí no estádio do Frasqueirão, em Natal. O time, que já está matematicamente rebaixado, após uma derrota para o Atlético Goianiense por 3 a 1 na última partida, encara o desafio de realizar um jogo digno que possa animar os torcedores para sair da lanterna da competição.
Com 19 derrotas e apenas 20 pontos em 34 rodadas da Série B, o alvinegro protagoniza uma de suas piores campanhas de sua história na competição. Atualmente, o time está virtualmente rebaixado para a Série C, pois precisa vencer os próximos jogos contra o Avaí, Criciúma, Juventude, Guarani e Vila Nova e ainda depender de uma combinação de resultados. Além disso, precisa superar um saldo de 12 gols em relação à Ponte Preta.
Nos últimos dias, o clima no clube potiguar era de desânimo. Durante a derrota para o Atlético/GO, na quinta-feira 19, o técnico do ABC, Argel Fuchs, não mencionou mais a possibilidade de salvar o clube. Em entrevista, o goleiro Michael expressou o compromisso de encerrar a temporada com honra.
“É jogar com honra, motivar. A gente vê quantos times e atletas estão sem calendário até o fim do ano e a gente tem a oportunidade de seis jogos aí. Isso já tem que nos motivar. Jogar por honra, pela nossa família e acima de tudo pelo nosso torcedor que nos apoiou”, disse o arqueiro durante a semana.
Na temporada passada, o alvinegro conquistou o vice-campeonato da Série C, perdendo o título para o Mirassol. No entanto, em contraste com 2022, nos últimos dias, o clima no clube estava repleto de incertezas.
Internamente, a equipe já reconheceu que o objetivo de permanência não é mais possível. A troca de treinadores, a reformulação do elenco durante a competição e a manutenção de jogadores, inclusive com citados em esquemas de apostas, foram alguns dos erros do clube nessa temporada.
Para o jogo desta quinta-feira, em casa, o ABC adotou novamente preços promocionais a partir de R$ 10, como parte da campanha “ABC em todos os momentos”. O objetivo é incentivar a equipe a realizar um jogo mais competitivo e, pelo menos, sair da última posição no campeonato.