O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) foi agraciado, esta semana, com uma homenagem institucional da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (Abav-RN) em reconhecimento à parceria estratégica e à contribuição contínua para o desenvolvimento do turismo no estado ao longo de 2025.
A cerimônia, realizada nas dependências do Sebrae-RN, reforçou a importância de uma atuação integrada com o setor produtivo e as entidades representativas para ampliar a competitividade dos pequenos negócios turísticos. Para o presidente da ABAV-RN, Antônio Neto, a homenagem representa mais do que um gesto simbólico.

Segundo Neto, o Sebrae-RN tem sido um parceiro estratégico da Abav e do trade turístico. Por isso, ele crê que esse reconhecimento é uma forma de agradecer o apoio contínuo e as ações que fortalecem as agências de viagens, qualificam o mercado e ampliam as oportunidades de negócios no Rio Grande do Norte. A Abav destacou o papel da instituição na promoção de soluções práticas para os desafios enfrentados pelo segmento, especialmente no que tange à gestão, tecnologia e acesso a mercados.
O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, reforçou que a cooperação institucional é um dos pilares para o avanço do turismo no Estado. “O turismo é uma atividade essencial para a economia do RN e o Sebrae tem atuado de forma integrada com entidades como a Abav para garantir competitividade aos pequenos negócios, diversificar a oferta turística e promover um crescimento sustentável, com impacto direto na geração de emprego e renda”, disse Melo.
Os números da atuação do Sebrae em 2025 mostram a relevância dessa proximidade com o setor: foram atendidas quase 500 empresas do segmento turístico, com 1.230 atendimentos realizados, englobando consultorias de gestão e tecnologia, orientações técnicas, capacitações, missões empresariais, caravanas e ações de acesso a mercados — incluindo participação em feiras, visitas técnicas e rodadas de negócios.
Dados recentes apontam que o turismo potiguar segue em crescimento, com forte impacto na economia local. Um estudo do Instituto Fecomércio RN indicou que, em 2024, o setor turístico do Rio Grande do Norte alcançou um recorde histórico de R$ 11,3 bilhões em receitas, um crescimento acumulado importante no pós-pandemia e desempenho superior à média nacional. O turismo representou 6,62% da economia estadual, colocando o RN na segunda posição entre os Estados do Nordeste e na quarta no País em participação do setor no PIB local.
Ainda segundo o mesmo levantamento, a capital Natal respondeu por R$ 6,6 bilhões dessa receita e gerou cerca de 19,8 mil empregos formais diretos vinculados ao turismo, destacando a relevância dessa atividade para o mercado de trabalho.
O setor também tem apresentado expansão no número de empreendimentos: nos últimos cinco anos, os pequenos negócios turísticos no Estado cresceram 71,7%, passando de 37,5 mil para mais de 64 mil empresas ativas, conforme dados da Receita Federal analisados em estudo do Sebrae-RN.
Além disso, o Rio Grande do Norte tem registrado aumento no fluxo de visitantes internacionais — um segmento tradicionalmente com grande potencial de incremento de receitas e fortalecimento da cadeia de serviços — com crescimentos importantes registrados em 2024 e 2025.
A homenagem da ABAV-RN reuniu também outras lideranças ligadas ao Sebrae-RN, como o presidente do Conselho Deliberativo, Itamar Manso; o diretor Técnico, João Hélio Cavalcanti; e o gestor de Turismo, Yves Guerra. Representantes da ABAV-RN, incluindo a vice-presidente Decca Bolonha, participaram do ato, que ressaltou o esforço conjunto entre entidades empresariais, poder público e iniciativa privada para consolidar o turismo como um dos principais vetores de desenvolvimento do estado.
Ao reconhecer o Sebrae-RN, a ABAV-RN reforça a importância da cooperação institucional como estratégia essencial para ampliar a competitividade e diversificar a oferta turística do Rio Grande do Norte — desafios que passam pela qualificação contínua das empresas, pelo fortalecimento das redes de negócios e pela inovação nos produtos turísticos oferecidos ao mercado nacional e internacional.