BUSCAR
BUSCAR
Opinião
A escolha de Sofia de Fátima Bezerra no projeto dos 20% do ICMS no RN; leia coluna de Saulo Spinelly
Confira os destaques da coluna de Saulo Spinelly publicada na edição desta sexta-feira 3 do AGORA RN
Saulo Spinelly
03/11/2023 | 05:00

A proposta do Governo Fátima Bezerra (PT) de manter o ICMS em 20% por tempo indeterminado segue gerando intensos debates. O projeto será objeto de debate em uma reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças e Fiscalização (CFF) na próxima terça-feira 7.

A governadora Fátima Bezerra, mesmo contando com o auxílio do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), tem enfrentado dificuldades para aprovar o projeto que objetiva manter a alíquota-base de ICMS em 20%. Até o deputado governista Hermano Moraes (PV) declarou que votará contra a proposta.

Ezequiel, que tem sido um aliado fiel da governadora Fátima desde o primeiro dia da gestão, até hoje não se pronunciou favorável a essa matéria. Deputados assumidamente governistas de carteirinha, como Neilton Diógenes (PP) e Kleber Rodrigues (PSDB) também não se pronunciaram sobre o tema.

Fátima Bezerra terá que fazer uma escolha de Sofia: retirar o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa aumentando o ICMS para 20% ou sofrer uma derrota de forma vergonhosa que repercutirá nos meios de comunicação e político. Sem dúvida, uma eventual derrota deixará o governo muito fragilizado na sua base de aliados. A matemática é uma ciência exata e não erra. Dos 24 deputados estaduais, estima-se que 14 já se posicionam contra a aprovação da matéria.

E aí, será que Fátima consegue vencer essa?

Inelegível

Adecisão do TSE de condenar à inelegibilidade o ex-candidato a vice-presidente Braga Netto (PL) mexe na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024. Ele era o nome do PL para a capital fluminense, onde o bolsonarismo ostentou força política e elevada votação nos últimos pleitos.

Con$olação

Ana Moser, ex-ministra dos Esportes, demitida do cargo para abrir espaço para o Centrão, foi indicada pelo presidente Lula para o conselho fiscal do Serviço Social do Comércio (Sesc). Quando da sua demissão, Lula foi alvo de críticas por demitir mais uma mulher para abrigar homens do Centrão. No Sesc, Ana Moser terá salário de até R$ 28 mil. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial de terça-feira 31.

Vice de Carlos

O vereador Raniere Barbosa deixou claro, em entrevista à TV Ponta Negra, que, caso o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) não seja candidato a prefeito de Natal, a conversa vai girar em torno da indicação de um nome para ser vice de Carlos Eduardo (PSD). E a conversa vai girar em torno dos nomes da vereadora Camila Araújo (União Brasil), da ex-deputada federal Carla Dickson (União Brasil) e da vereadora Nina Souza (PDT). Ou seja, Raniere atestou que tem que continuar tendo conversa com Carlos Eduardo.

Norte-rio-grandense

O RN terá um novo cidadão honorário: será o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A proposta foi apresentada pelo deputado Coronel Azevedo (PL) e já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Azevedo já articula para que Tarcísio receba o título no fim do ano. A esposa do governador é do Estado e a família sempre passa as festividades de fim de ano nas terras de Poti.

Pau dos Ferros

As chapas no interior seguem sendo montadas. Na Princesinha do Oeste, a prefeita Marianna Almeida escolheu para vice a médica Lara, filha do ex-prefeito Nilton Figueiredo. Nilton liderou e coordenou a campanha de Marianna em 2020, levando ela a uma vitória histórica contra o ex prefeito Leonardo Rego (PP). Por lá, se diz que quem tem voto mesmo é Nilton.

Alerta

Um alerta pra quem vai pegar a estrada para o interior do Estado neste feriadão: vários trechos da BR-304 estão interditados entre Mossoró e Natal, com obras de restauração asfáltica e reforma de pequenas pontes. Além disso, o trânsito segue prejudicado na chamada Reta Tabajara, com a lentidão das obras. Todo cuidado é pouco!

Frase: 

“Qual será a nova meta fiscal que o Governo Lula não irá mais uma vez cumprir?”

Do senador Sergio Moro (União-PR), ironizou o pouco caso de Lula com a meta fiscal do próprio governo.

Policiais civis fazem protesto nesta terça em frente a ALRN
Objetivo é pressionar os deputados estaduais pela aprovação do auxílio-fardamento
16/04/2024 às 11:06
Publicitário diz que é alvo de operação da PF no RN: “Vivemos uma ditadura nesse país”
Ação faz parte da 26ª fase da Operação Lesa Pátria
16/04/2024 às 10:55
Última campanha de vacinação contra Febre Aftosa do RN acontece em abril
A partir de 2025, vacinação poderá não ser mais necessária, desde que a campanha de 2024 alcance a meta de vacinação acima de 90%
16/04/2024 às 10:54
BBB24: veja que horas começa a final hoje
Programa define quem vence o programa entre Davi, Isabelle e Matteus
16/04/2024 às 10:43
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.