BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
5G: Leilão em outubro e lançamento em São Paulo ainda em 2021, prevê Ministro das Comunicações Fábio Faria
Ministro das Comunicações diz esperar que o leilão do 5G seja realizado ainda em outubro, após vencer desafios geopolíticos
Redação | Com informações de Agência O Globo
16/09/2021 | 18:21

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, adiantou em um seminário na manhã desta quinta-feira, 16, que espera o lançamento da rede 5G independente ocorra já no fim deste ano – mesmo com atrasos em torno da publicação do edital do certame pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo a Agência O Globo. Segundo ele, o início das operações deve ser em São Paulo.

Faria participou na manhã desta quinta-feira de um seminário promovido pela Esfera Brasil, em São Paulo, que foi transmitido pela internet. O ministro disse que aguarda o esperado leilão de 5G seja realizado em outubro, após vencer os desafios geopolíticos.

“No Natal deste ano, vamos ter 5G standalone em São Paulo funcionando. Tenho certeza disso. Já foi falado por alguns CEOs (presidentes) de empresas que já vão começar no outro dia a instalar. Acredito que algumas cidades já vão virar o ano com 5G standalone, que é o 5G com internet das coisas”, disse Faria.

Rede independente

O 5G standalone é uma rede independente que será construída pelas operadoras de telefonia móvel que vencerem o leilão. Por ser standalone, essa rede não vai depender da tecnologia 4G e vai precisar ser construída do zero.

“Até julho do ano que vem, todas as capitais terão o 5G Standalone funcionando. Talvez nós ultrapassemos o Chile como o primeiro país na América Latina”, disse.

Atraso do edital não atrapalha

A publicação do edital do leilão do 5G está prevista para a semana que vem, segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, apesar de a análise do documento pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ter sido adiada no início da semana, após pedido de vista do conselheiro Moisés Queiroz Moreira.

“Acredito que, em breve, vamos resolver. O edital pode sair no dia 21 ou 24. Nenhuma dos investimentos e prazos que estão lá serão prejudicados. Tudo será mantido”, disse o ministro em evento do setor, nesta quinta-feira 16.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.