BUSCAR
BUSCAR
Luto

Morre Salatiel da Silva, psiquiatra e professor da UFRN, aos 82 anos

Médico, professor e poeta do Rio Grande do Norte, ele foi fundador da Residência Médica em Psiquiatria da Sesap e recebeu comenda do Cremern em 2023
Redação
07/10/2025 | 14:57

O médico psiquiatra Salatiel da Silva, 82 anos, morreu nesta terça-feira 7, em decorrência de câncer. Ele completaria 83 anos no próximo dia 5 de novembro. Era casado com a professora Justina Iva, ex-secretária de Educação de Natal. O velório está previsto para começar às 7h desta quarta-feira 8), no Morada da Paz Emaús, com sepultamento ao meio-dia.

Natural de Nova Cruz, Salatiel Silva formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e construiu uma carreira marcada pela dedicação à psiquiatria, ao ensino e à formação de novos médicos.

Capturar
Velório do psiquiatra Salatiel da Silva acontece nesta quarta-feira (8) no Morada da Paz Emaús, em Natal. - Foto:

Foi presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Psiquiatria nos biênios 1985 e 1987 e fundador da Residência Médica de Psiquiatria da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) em 2001.

Como professor e coordenador da Residência Médica em Psiquiatria da UFRN, Salatiel era reconhecido pela atuação humanista, sensibilidade com os pacientes e paixão pela literatura. Era escritor e poeta, abordando temas ligados à mente humana e à espiritualidade.

Em 2023, recebeu do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) a Comenda Professor Onofre Lopes, uma das maiores honrarias da entidade, em reconhecimento à sua contribuição à medicina potiguar.

Colegas, alunos e pacientes lembram Salatiel como um profissional ético, generoso e comprometido com a saúde mental e o cuidado humano, cuja trajetória deixa legado de respeito e inspiração na psiquiatria do Rio Grande do Norte.