BUSCAR
BUSCAR
Turismo

Cajueiro de Pirangi passa a funcionar com novo horário e ingresso digital; confira

Idema definiu funcionamento diário das 8h às 17h30 e pagamento eletrônico; guias e estudantes da rede pública têm entrada gratuita
Redação
02/11/2025 | 10:13

Entraram em vigor neste sábado 1º as novas regras de funcionamento e acesso ao Cajueiro de Pirangi, no litoral sul do Rio Grande do Norte. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) publicou a Portaria-SEI Nº 553 no Diário Oficial do Estado com as alterações.

O local passa a funcionar diariamente, das 8h às 17h30, exceto nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro, quando o horário será das 10h às 17h30. Nos dias de eleições, a unidade ficará fechada, conforme a legislação eleitoral.

Cajueiro de Pirangi. Foto Caroline Macedo
Cajueiro de Pirangi passou a funcionar com novo horário e valor de ingresso desde 1º de novembro, conforme portaria publicada pelo Idema - Foto: Caroline Macedo

O ingresso para visitação custa R$ 10, na modalidade “Preço Público”. O pagamento deve ser feito exclusivamente por meio eletrônico, via PIX, cartão de crédito ou débito, nos terminais instalados na entrada.

A portaria também prevê desconto de 30% para entidades sindicais do setor turístico que adquirirem lotes de 500 ingressos ou mais, com validade de três meses.

Têm entrada gratuita os guias de turismo regional cadastrados no Cadastur, quando em serviço, e estudantes da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. Já a meia-entrada é garantida a estudantes de outros estados, professores, idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes, jovens de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de sangue e medula óssea.

De acordo com o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, as mudanças buscam padronizar os procedimentos de visitação, incentivar o turismo sustentável e fortalecer a conscientização ambiental.
“O Cajueiro de Pirangi é um patrimônio ambiental, turístico e cultural do Rio Grande do Norte. As novas regras buscam ampliar o acesso, garantir uma visitação organizada e contribuir para a manutenção desse importante espaço de educação ambiental”, afirmou.

A decisão foi discutida em reunião realizada em agosto, com representantes do Idema, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur-RN) e do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur-RN).

Cajueiro de Pirangi

Com cerca de nove mil metros quadrados de área, o Cajueiro de Pirangi é considerado o maior cajueiro do mundo e atrai anualmente milhares de visitantes do Brasil e do exterior interessados nas ações de preservação ambiental conduzidas pelo Idema.

NOTÍCIAS RELACIONADAS