BUSCAR
BUSCAR
Pleito fraudado
Styvenson cobra resultado de investigação sobre voto duplo na eleição do Senado
“Está me causando angústia não saber quem foi que fraudou a urna naquele dia dois', revelou o parlamentar
Redação
11/04/2019 | 21:35

O senador Styvenson Valentim (PODE-RN) cobrou nesta quinta-feira, 11, em discurso no plenário do Senado, o resultado das investigações sobre a violação da urna usada na eleição para a presidência da Casa. No dia 02 de fevereiro, quando a disputa ocorreu, na primeira apuração foram contabilizadas 82 cédulas e a composição do Senado é de 81 parlamentares.

“Está me causando angústia não saber quem foi que fraudou a urna naquele dia dois, da eleição. O que foi que aconteceu com aquilo? Com tantas câmeras aqui, umas sessenta, será que a gente não vai ter uma explicação para o país? Ou vamos deixar debaixo do tapete azul a sujeira, mais uma vez?”, questionou o senador. Styvenson já havia conversado com o corregedor-geral do Senado, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), durante a semana, cobrando resultados. O senador maranhense disse que ainda há detalhes a elucidar antes de divulgar qualquer informação.

No discurso, o parlamentar potiguar também detalhou o Projeto de Lei 2.157, de 2019 que institui a política nacional de prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas nas escolas. A proposta foi apresentada por Styvenson no decorrer desta semana. “Eu tenho dito várias vezes que a escola é um lugar de crescimento, de aprendizado e deve ser protegida. Por isso, sempre vou me preocupar com esse tema. Não foi só em campanha. É para a vida toda”, defendeu.

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, em 2015, com estudantes entre 13 e 15 anos de idade, de escolas públicas e privadas, registrava-se um aumento no consumo de drogas entre eles. O número dos que usavam drogas ilícitas – crack, cocaína, maconha e outras drogas – havia aumentado de 7,3% para 9% no mesmo período. Já o percentual dos que tinham experimentado bebida alcoólica subira de 50,3% em 2012 para 55% em 2015.

“Tudo aquilo que mostram nas propagandas, de cenas de pessoas lindas e felizes bebendo, é mentira. Presenciei, na prática, que o álcool não causa felicidade. Com 16 anos como policial, atendendo ocorrências, eu vi a quantidade de violência doméstica, de espancamento, morte no trânsito, morte nos bares causados por essa ingestão de bebida alcoólica, que, muitas vezes, é exaltada. Essas propagandas enganosas têm que parar. De uma forma ou de outra, isso tem que parar”, enfatizou.

A senadora Simone Tebet (MDB- MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) solicitou um aparte ao discurso do senador Styvenson para comunicar que a proposta de combate às drogas já estava distribuído e será relatado pela senadora Renilde Bulhões (PROS-AL). “Encaminhei seu projeto para relatoria. O plenário está realmente em harmonia nessa questão. A indústria dos vícios, através de subterfúgios, quer seduzir a mente dos nossos jovens, das nossas crianças. Precisamos proteger a sociedade como um todo”, disse Simone, parabenizando pela iniciativa.

O senador Styvenson reiterou ainda a posição favorável à CPI da Lava Toga e chamou a atenção para a necessidade de o Senado Federal dar exemplo quanto à transparência de suas ações na busca por moralidade e fiscalização. Comentou sobre rumores de que o Executivo teria influenciado no arquivamento do pedido de investigação do Judiciário.

“Assinei duas vezes a CPI da Lava Toga e torno a assinar. Não são só os senadores que têm de saber isso, é o país inteiro. Porque, se a gente busca moralidade, correção, se a gente busca analisar outras instituições querendo essa retidão delas, temos de começar por aqui. Fica totalmente incoerente, se a gente não consegue resolver os nossos problemas, querer resolver os dos outros. Então, vamos começar primeiro pelos nossos”, avaliou.

Comitê da Câmara dos EUA divulgou ao menos 44 decisões sigilosas de Moraes no STF
Despachos foram incluídos no relatório com os códigos de verificação de autenticidade censurados com uma tarja, o que impede a validação da veracidade das peças no STF
18/04/2024 às 18:04
Governo do RN vai ceder tecnologia de gestão de imóveis para Minas Gerais
Código fonte do Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários do Governo do RN será cedido para Governo de Minas Gerais em acordo de cooperação
18/04/2024 às 16:42
Câmara aprova criação da Semana do Mutirão do Emprego
Projeto promove cursos, palestras e orientações em relação ao mercado de trabalho
18/04/2024 às 10:37
Farra das Quentinhas: Vereadores de São José de Mipibu denunciam esquema de corrupção em licitações da Prefeitura
Ação na Justiça levanta suspeitas sobre contratos de R$ 10 milhões nas gestões de Arlindo Dantas e Zé Figueiredo
18/04/2024 às 08:50
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.