BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2018
Rafael Motta descarta desistência de Fábio Dantas ao Governo do RN
Segundo presidente estadual do PSB, projeto de lançamento de uma candidatura própria ao Governo do RN é objetivo também nacional e não apenas local
Ciro Marques
23/05/2018 | 10:06

O vice-governador Fábio Dantas, do PSB, pode até ter sido convidado pelo PHS para ser o segundo nome para o Senado na chapa da pré-candidata ao Governo Fátima Bezerra, do PT. Contudo, não há mudanças no projeto inicial pessebista de lançar o nome de Dantas ao Executivo Estadual, para concorrer, justamente, com Fátima. E quem confirmou a manutenção desse “projeto inicial” foi o presidente estadual do PSB, o deputado federal Rafael Motta.

“Fábio Dantas é o pré-candidato do PSB ao Governo e conta com o apoio do partido no estado e nacionalmente. Inclusive, nas viagens ao interior do RN, através do projeto ‘Ouvir para Realizar’. Temos reforçado a ideia de que a eleição está aberta e há muitos eleitores sem candidato definido. Observamos ainda que a rejeição de Fábio é baixíssima. Portanto, para o PSB, Fábio Dantas é pré-candidato ao Governo do Estado”, afirmou Rafael Motta, em contato com o Agora RN.

A possibilidade de Fábio Dantas desistir da candidatura ao Governo não é recente e tem se fortalecido com o baixo desempenho dele nas pesquisas de intenção de voto (na mais recente, divulgada pela Fiern, teve menos de 1%). Em entrevista na última semana, a deputada estadual Cristiane Dantas (PPL), mulher de Fábio, reforçou essa hipótese, ao dizer que “na política, não se pode descartar nada”, quando questionada se o marido desistiria da candidatura ao Governo para concorrer ao Senado.

Além disso, reforça-se a situação de bastidor e a proximidade nacional e local entre os líderes das siglas PT e PSB. Fátima Bezerra e Rafael Motta têm sido parceiros na área da educação no Congresso Nacional, dividindo, inclusive, espaços na frente mista de incentivo a leitura. Na sexta-feira, 18, Rafael até esteve na festa de aniversário da senadora, em Natal, reforçando as teses aproximação entre os dois partidos.

Tudo isso, somado ao fato de que a chapa da senadora Fátima Bezerra, que deve ser candidata ao Governo, há apenas uma vaga ocupada no senado, da atual deputada federal Zenaide Maia (PHS). Ou seja: o outro espaço estaria livre para ser ocupado por outro partido “que fizesse sentido se coligar”, conforme afirmou o presidente estadual do PT, em entrevista ao Agora RN em abril – quando, também, não descartou a possibilidade de aliança com os pessebista.

Por outro lado, se um possível obstáculo nessa aliança foi eliminado pelo lado do PSB (que foi o deputado estadual Tomba Farias, que se vetava qualquer aliança com petistas e acabou deixando o partido para seguir para o PSDB), do outro, ainda há uma barreira contrária a possibilidade de aliança não com o PSB, mas com Fábio Dantas. Isso porque o vice-governador do Estado teria feito parte do “pacote de maldades”, por isso, uma aliança com alguém “dessa linha”, estaria descartada.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.