BUSCAR
BUSCAR
Iniciativa
Projeto de Nelter Queiroz propõe isenção de taxa na 2ª via do RG para idosos
Nelter explica que, apesar da legislação vigente não estipular prazo de validade para a Carteira de Identidade, alguns órgãos exigem que o documento tenha data de emissão inferior a 10 anos
Redação
26/03/2018 | 18:45

O deputado Nelter Queiroz (MDB) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa visando à isenção do pagamento de taxa para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) para pessoas acima de 60 anos. De acordo com o parlamentar, a proposição busca reforçar e efetivar uma medida já prevista no Estatuto do Idoso.

“Embora o ITEP já emita gratuitamente a segunda via do RG para idosos, não há legislação específica que assegure esse direito. Assim, por ausência de previsão normativa, o órgão pode, a qualquer tempo, passar a cobrar essa taxa, onerando ainda mais o orçamento da pessoa idosa”, argumenta o parlamentar, ressaltando ainda o alto custo de vida do idoso em razão dos cuidados à saúde.

Nelter explica que, apesar da legislação vigente não estipular prazo de validade para a Carteira de Identidade, alguns órgãos exigem que o documento tenha data de emissão inferior a 10 anos – como forma de prevenir possíveis fraudes.

“Hoje em dia, companhias áreas, alfândegas, cartórios, serviços bancários, correios e até o INSS, costumam se recusar a aceitar o documento após o prazo de anos. Por tratar-se de um relevante documento de identificação, o bom mesmo é mantê-lo sempre atual, com foto recente que permita o reconhecimento facial. Como os idosos costumam ter documentos mais antigos, geralmente o estado de conservação não é aceitável, e, por isso, a demanda de segunda via de identidade é enorme por pessoas acima dos 60 anos”, justifica o deputado.

Segundo Nelter Queiroz, o Estado de São Paulo já possui legislação específica, fruto de iniciativa parlamentar, desde o ano de 2001.

 

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.