BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2018
Principais candidatos ao governo não comparecem para Debate na TVU
Candidatos Fátima Bezerra do PT e Carlos Eduardo do PDT, alegaram conflito nas agendas, enquanto Robinson Faria, rejeitou o convite desde o recebimento
Redação
28/09/2018 | 12:43

Principais candidatos ao Governo do Estado não compareceram ao debate realizado na noite de ontem, 27, pela TV Universitária, TVU. Os candidatos Fátima Bezerra do PT e Carlos Eduardo do PDT, alegaram conflito nas agendas, enquanto Robinson Faria, rejeitou o convite desde o recebimento. O mediador, jornalista Jadir Souza, destacou que a emissora havia comunicado sobre o Debate com 40 dias de antecedência.

Na ocasião, os representantes do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte, Maria Ângela Paiva Cruz, UFRN, Erison Natécio da Costa Torres, UERN e José Arimatéia, UFERSA, entregaram uma Carta Proposta para os candidatos ao pleito. “As propostas de governança que se coadunem com os pontos destacados neste documento e com respectivas demandas para sua viabilização”, trecho do texto de apresentação da carta.

O objetivo do Fórum com esse documento é melhorar a estruturação do sistema de CTI do RN com ações urgentes e integradoras. Em 2005, de acordo com dados da FIERN, quando comparados com indicadores do Índice de Desafios da Gestão Estadual, o estado situava-se como melhor posicionado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e 12º colocado no ranking nacional. Em 2015, o estado perdeu posição, passando a ocupar o 14º lugar ultrapassado pelos estados de Pernambuco e Ceará.

Nesse cenário, segundo o documento, o Fórum seria crucial para a contribuição para implementação de metas em que tal desenvolvimento seja claro e “inescapável, como por exemplo, Produtividade, Inovação e Educação, quanto para metas mais amplas, como Ambiente de Negócios, Melhoria da Gestão Pública e Protagonismo Regional e Nacional”, trecho em que o Fórum mostra a posição atual das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte.

Ações prioritárias do Fórum

Dentre as ações prioritárias, estão: Elevar a produtividade da economia do RN para R$ 11.420,00/trabalhador; aumentar o percentual de empresas que inovam; aumentar o número de pesquisadores para 6.140 até 2022; reestruturar o fundo estadual de CTI, assim como o Conselho Estadual de CTIa fim de tornar efetivas a política estadual de CTI e a gestão do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

“A presente carta representa o esforço preliminar de pautar temas, objetos e metas conducentes à conscientização deste compromisso, posto como condição e premissa indispensável para que as Instituições de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Norte e os representantes de seu parque produtivo, signatários da presente carta, manifestem apoio a qualquer das candidaturas”, considerações finais do documento.

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.