BUSCAR
BUSCAR
Possibilidade
Pleno pode mudar decisão de presidente do TCE sobre uso indevido dos recursos do IPTU
Possível reviravolta no caso se daria porque a apreciação do colegiado só deve acontecer em 2017, após o retorno do recesso dos juristas
Por Boni Neto
28/12/2016 | 17:39

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado tem a prerrogativa de mudar a decisão do presidente Carlos Thompson, que julgou que o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e a Prefeitura de Natal devem parar de utilizar recursos adiantados do IPTU de 2017 ainda neste ano.

No encerramento de sua própria decisão, publicada na última terça-feira (27), Thompson pede que “paute-se este feito para a primeira sessão ordinária do Pleno posterior a este ato, para fins de deliberação ad referendum (sujeito à aceitação posterior por parte de um colegiado), devendo ele, ao final, ser encaminhado ao seu relator para adoção das providências cabíveis no tocante à instrução do feito, no que tange ao julgamento de mérito da exordial”.

Uma possível reviravolta no caso se daria porque a apreciação do colegiado só deve acontecer em 2017, após o retorno do recesso dos juristas – época em que Carlos Eduardo já estaria utilizando os recursos no devido exercício. Um novo fato, contudo, veio à tona nesta quarta-feira (28), quando o controlador-geral de Natal, Dionísio Gomes, admitiu ao Portal Agora RN que o prefeito já utilizou parte das arrecadações do IPTU de 2017 para pagar o 13º salário atrasado dos servidores e vencimentos de novembro. Este novo fato também deve ser julgado pelo plenário do TCE.

Como está

Até agora, o Tribunal de Contas do Estado, através de Thompson, julgou somente a representação do vereador Sandro Pimentel (PSOL) para evitar que o prefeito Carlos Eduardo Alves utilize recursos adiantados do IPTU em 2017 em seu exercício atual. Trata-se de uma decisão liminar, ou seja, de caráter de urgência, que ainda será julgada e relatada – possivelmente pelo conselheiro Poti Júnior. O processo, assim, será apreciado normalmente – acatando-o ou não – para que seja realizada a jurisprudência.

O processo havia sido anteriormente direcionado para julgamento do presidente Carlos Thompson porque no recesso de fim de ano, os gabinetes estão fechados. Como a representação de Pimentel se tratava de um pedido de urgência, o presidente do Tribunal foi requisitado para dar sua decisão.

Governo do RN vai ceder tecnologia de gestão de imóveis para Minas Gerais
Código fonte do Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários do Governo do RN será cedido para Governo de Minas Gerais em acordo de cooperação
18/04/2024 às 16:42
Câmara aprova criação da Semana do Mutirão do Emprego
Projeto promove cursos, palestras e orientações em relação ao mercado de trabalho
18/04/2024 às 10:37
Farra das Quentinhas: Vereadores de São José de Mipibu denunciam esquema de corrupção em licitações da Prefeitura
Ação na Justiça levanta suspeitas sobre contratos de R$ 10 milhões nas gestões de Arlindo Dantas e Zé Figueiredo
18/04/2024 às 08:50
Senado aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos
O texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
18/04/2024 às 08:46
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.