BUSCAR
BUSCAR
2020
Plataforma pioneira em financiamento coletivo no RN é aprovada pelo TSE para eleições
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou a inscrição do Seja Fã para pré-candidatos cadastrarem suas campanhas e captarem recursos
Redação
14/05/2020 | 14:38

O calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral indica que as vaquinhas eleitorais terão início na próxima sexta-feira (15). A partir desta data, todas as páginas de arrecadação criadas no Seja Fã estarão aptas a receberem doações pré-eleitorais. A plataforma já está aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que pré-candidatos(as) possam criar suas páginas de pré-campanha. As doações serão transferidas para o(a), então, pré-candidato(a) somente após a homologação da candidatura pelo TSE e abertura da conta de campanha, conforme Resolução Nº 23.607, de 17 de dezembro de 2019.

O financiamento coletivo eleitoral é uma prática comum em muitos países, principalmente nos Estados Unidos e em países da Europa. O modelo despontou oficialmente no Brasil em 2018, e o Seja Fã foi pioneiro no Rio Grande do Norte. A plataforma de crowdfunding une duas necessidades: comunicação para expor ideias e captação de recursos junto a apoiadores.

As contribuições são feitas apenas por pessoas físicas e não podem ultrapassar 10% dos rendimentos brutos alcançados no ano anterior da eleição. O valor máximo para doações é de R$ 1.064,00. Os pagamentos podem ser efetuados por meio de boleto bancário, transferência bancária, depósito e cartões de crédito e débito.

“A gente sabe que o momento é de pandemia, mas como o calendário eleitoral ainda não sofreu alterações, é importante que os pré-candidatos possam se organizar e buscar meios de viabilizar os seus projetos e obter êxito nas eleições de 2020”, afirma o idealizador e sócio-diretor da plataforma Seja Fã, Alan Oliveira.

O Seja Fã tem toda regularidade fiscal, financeira, contábil e jurídica para receber doações. Para fazer o pré-cadastro de projetos ou doar, os interessados devem acessar o endereço eletrônico.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.