BUSCAR
BUSCAR
Compra de voto
Operação Cabresto combate compra de votos e apreende material de candidatos no RN
Envolvidos teriam proposto a quitação de uma dívida em um curso preparatório troca do compromisso de conseguir cinco votos em favor de um candidato a deputado estadual
Redação
29/09/2018 | 08:06

O juiz da 6a Zona Eleitoral, Peterson Fernandes Braga, suspendeu o segredo de justiça de uma Ação Cautelar No 83-07.2018.6.20.0006, que solicitou medida de busca e apreensão para apurar crime de corrupção eleitoral envolvendo um Cursinho Preparatório no município de Ceará – Mirim; o que ficou conhecido como Operação Cabresto.

A ação, do  Ministério Público Eleitoral, através da Promotoria de Justiça com atuação junto à 6ª Zona Eleitoral, resultou no cumprimento de  dois mandados de busca e apreensão, hoje pela manhã, em locais onde supostamente estaria havendo suporte a ações de compra de votos com objetivo de encontrar subsídios que comprove a prática do crime eleitoral.

Os mandados de busca foram cumpridos na Fatex Cursos e nas casas de seu sócio, Erasmo Juvêncio da Silva, e da sua esposa, Gabriella Dantas da Silva, em Ceará-Mirim. Nesta tarde, a Justiça Eleitoral levantou o sigilo do processo.

A ação se baseou na denúncia feita por eleitores que foram procurados pela diretora financeira da instituição, Gabriella Dantas, que teria proposto a quitação de uma dívida em troca do compromisso de conseguir cinco votos em favor de um candidato a deputado estadual. O eleitor fez a gravação da conversa e entregou ao MP Eleitoral.

Durante as ações de busca e apreensão, foram apreendidos santinhos, botons e adesivos de carros de diversos candidatos, além de relações com controles de responsáveis financeiros, acrescidos dos nomes de outras pessoas acompanhados dos números de sessões e zonas eleitorais. Também foram apreendidas anotações com nomes e anotações, como cinco ou dez votos, e várias notificações extrajudiciais para quitação de dívidas.

O juiz da 6ª Zona Eleitoral vai começar a ouvir os acusados na próxima segunda-feira, dia 01, para dar continuidade as investigações.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.