BUSCAR
BUSCAR
Macaíba
“Não fazemos São João, pois prioridade são os serviços”, diz Fernando Cunha
Prefeito de Macaíba afirma que, em face da queda na arrecadação, município tem preferido manter salários em dia a realizar festas
Redação
30/06/2017 | 09:12

O município de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, tem se diferenciado da maioria das cidades potiguares quando o assunto é pagamento de servidores e fornecedores da administração pública. Ao contrário de muitas gestões pelo estado afora, o governo capitaneado pelo prefeito Fernando Cunha (PSD) tem conseguido manter em dia as obrigações.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, isso se deve à estratégia adotada pela Prefeitura, que cortou gastos tidos como “desnecessários”. “Quando percebemos que a arrecadação estava caindo, começamos a cortar algumas coisas. O município hoje dá prioridade ao funcionamento dos serviços. A prioridade é botar os serviços para funcionar. Não fazemos festas de São João nem Carnaval. Preferimos ter UPA e postos funcionando, merenda nas escolas e os salários em dia, que é uma prioridade”, assinala.

Segundo Cunha, a escalação de prioridades tem proporcionado à gestão municipal, além da manutenção dos serviços, o planejamento de novas ações. “Eventos são bons, mas você faz e vão embora e as pessoas continuam precisando dos serviços. Por isso não fazemos festas. Isso nos dá a condição de planejar outras coisas”, registra.

Entre as ações administrativas esboçadas pelo prefeito para o segundo semestre está a reativação completa da Vila Olímpica, que teve algumas atividades suspensas devido a obras na região, por onde passa a estrada que ligará Macaíba ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

“Temos lá um ginásio de alto rendimento, duas quadras de futebol society, dois campos de futebol, duas quadras de tênis, dez de areia e três quadras poliesportivas. Vamos voltar a levar, no segundo semestre, 2.500 alunos para lá”, afirma.

Além disso, o prefeito destaca investimentos realizados nas áreas de saúde e educação. Neste último item, Cunha relata que cinco creches estão sendo construídas em diversas localidades do município. Uma delas, na comunidade de Canabrava, deverá ser entregue à população no prazo máximo de dois meses. “A saúde também está funcionando. Vamos continuar esse projeto que é colocar a prefeitura em funcionamento. Além disso, nunca deixamos de fazer o pagamento em dia, que é a nossa prioridade”, reforça.

A maioria da verba aplicada em obras em Macaíba é oriunda de convênios com os governos federal e estadual. Neste aspecto, o prefeito registra que seu relacionamento com o governador Robinson Faria (PSD) tem sido de “parceria”. Uma delas é na área de segurança pública, por meio da qual a prefeitura arca com consertos de viaturas, alugueis de postos e refeição para agentes. A estimativa é que a gestão municipal empreenda atualmente cerca de R$ 10 mil nessa colaboração com o estado.

Em relação ao desenvolvimento econômico e atração de empresas para a cidade, demanda cada crescente em face da alta do desemprego, Fernando Cunha disse que o município tem “trabalhado” para levantar novos investimentos para a região. “Temos o Polo Industrial de Macaíba, com terrenos que podem ser utilizados. Além disso, há o projeto de um shopping outlet que vai gerar 700 empregos. Enfim, estamos trabalhando para trazer indústria e empregos. Estamos todos, prefeito, secretários e vereadores, empenhados nisso”, finaliza.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.