BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2026

Lula diz que gostaria de ver Haddad candidato em 2026

Presidente afirma que ministro da Fazenda tem “biografia e envergadura” para disputar eleições e diz que conversará com integrantes do governo que pretendem concorrer no próximo pleito
Redação
18/12/2025 | 14:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 18, que gostaria que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fosse candidato nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília.

Segundo Lula, Haddad tem autonomia para decidir seu futuro político, mas reúne condições para disputar um cargo eletivo. O presidente afirmou que considera improvável que alguém com o perfil do ministro deixe o comando da Fazenda sem seguir atuando na vida pública.

LULA E HADDAD
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Haddad, durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula também disse acreditar na vitória do governo nas eleições e adiantou que pretende reunir, no início de 2026, os ministros que desejam se candidatar. De acordo com o presidente, cerca de 18 integrantes do primeiro escalão devem deixar o governo para disputar cargos eletivos. Ele afirmou que não pretende impedir nenhuma saída.

O presidente destacou ainda que terá conversas específicas com Haddad e com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Para Lula, o governo precisa apresentar nomes fortes para disputar o governo de São Paulo e vagas no Senado pelo estado. As definições, segundo ele, devem ocorrer apenas em março.

Ao avaliar o cenário político, Lula afirmou que 2026 tende a ser um ano mais tranquilo do ponto de vista da governança, embora com maior tensão no ambiente político. O presidente reiterou a convicção de que o governo vencerá o próximo pleito.