BUSCAR
BUSCAR
IFRN
Fátima lamenta nomeação de reitor interino: “voltamos às trevas”
Josué de Oliveira, novo reitor do instituto e recém-filiado ao PSL, não participou da eleição em dezembro de 2019. José de Arnóbio, professor eleito para a reitoria, estava prestes a assumir o cargo
Redação
20/04/2020 | 17:53

A governadora Fátima Bezerra (PT-RN) usou as redes sociais na tarde desta segunda-feira (20) para lamentar a nomeação do reitor interino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Josué de Oliveira Moreira, promovida pelo Ministério da Educação.

Na publicação, a gestora escreveu: “o IFRN, em vez de um reitor legítimo, tem agora um interventor. Quando imaginaríamos que o nosso Instituto Federal seria desrespeitado em sua autonomia e na decisão livre e legítima de escolher o seu representante máximo, como vem ocorrendo desde a redemocratização? Voltamos às trevas mesmo”.

Josué de Oliveira é recém-filiado ao Partido Social Liberal (PSL) e não concorreu ao cargo na eleição que aconteceu em dezembro de 2019. Já o professor José de Arnóbio, que estava prestes a assumir a reitoria, venceu a eleição com 48,25% dos votos.

A governadora também afirmou que expressou solidariedade ao professor Arnóbio e continuou: “é preciso reagir à altura. Aos professores, funcionários e estudantes do IFRN, estamos juntos”.

Manifestação

Na tarde desta segunda (20), dezenas de pessoas, dentro de seus carros, participaram da manifestação contra a nomeação do reitor interino em frente a Reitoria da instituição, na Zona Sul de Natal.

Buzinaço, palavras de ordem e faixas com frases, como “Fora Josué”, marcaram o ato.

Nota oficial do MEC

O Ministério da Educação (MEC) informa que o processo eleitoral para escolha do reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) deu início antes da edição da Medida Provisória 914, de dezembro de 2019, que dispõe sobre o processo de escolha de reitores e prevê a lista tríplice.

No andamento do processo eleitoral, o reitor cotado para a vaga passou a ser alvo de um Processo Administrativo Disciplinar. Em observância ao princípio da razoabilidade, até que o caso seja definitivamente resolvido, o MEC designou um reitor pro tempore, o professor Josué de Oliveira Moreira, para comandar o IFRN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.