BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Editorial: Alerta de spoiler – uma nova escalada do radicalismo vindo por aí
Redação
22/11/2019 | 06:00

Pelo trotar da carruagem, é quase certa uma nova escalada do radicalismo vindo por aí, com milhares de robôs pela internet botando gasolina na fogueira da polarização política.

E não será a primeira e nem a última vez que isto acontece.
Mas, quando um parlamentar arrebenta uma placa em exposição na Câmara dos Deputados, por pura discordância ideológica, sem que se abata sobre ele qualquer punição, é sinal que algo precisa ser feito e rápido.
Já vimos um enredo parecido lá atrás, quando 497 manifestantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra invadiram e depredaram as dependências da mesma Câmara numa tarde de fúria de junho de 2006, sem que ninguém fosse punido.

Ato de um único homem ou de 497, não importa, a simbologia é a mesma – autoritarismo e, em ambos os casos, protegido pela conivência do poder de plantão.

Não que a Câmara Federal não possa ou pudesse ter feito algo a respeito em ambos os episódios. O problema é que, como não fez antes, é possível que também não faça agora. E acomode a sujeira para debaixo do tapete, abrindo portas para lambanças futuras em nome da “liberdade de expressão”, seja de pessoas comuns ou com foro.

À parte o decoro ou a falta dele, o fato é que o Brasil empobrece como nação toda vez que um deputado ou um grupo de arruaceiros, em nome de uma causa, maculam a democracia representativa, impondo sua ira como razão legítima para extrapolar todos os limites.

E, acreditem, tudo nesta vida tem limite.

Afirmar que um cabo e um soldado são suficientes para fechar a Suprema Corte ou que a volta de um ato institucional, que um dia já fechou o próprio Congresso, seria bem-vindo para conter protestos de rua, é ultrapassar linhas para as quais não há volta.


Mesmo que voltando atrás.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.