Faltando menos de um ano para as eleições municipais, o médico ortopedista Tiago Almeida (PSDB) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Parelhas, terceiro maior colégio eleitoral do Seridó, segundo pesquisa “Agora Sei” encomendada pelo jornal Agora RN. No confronto direto, quando Dr. Tiago enfrenta somente o prefeito Alexandre Petronilo (MDB), a maioria sobe para 12,5 pontos percentuais, que corresponde hoje mais de 1 mil votos, dos mais de 16 mil eleitores aptos hoje em Parelhas.
No levantamento espontâneo, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados e os eleitores podem citar qualquer pessoa, Dr. Tiago tem 18,8% da preferência. Em segundo lugar, aparece o prefeito Alexandre Petronilo (MDB), com 16,5% das citações. O deputado Francisco do PT foi citado por 1,8%, seguido dos vereadores Humberto Gondim (PSD) e Frank do PT, com 1% e 0,5 respectivamente. O empresário Felisberto da Cerâmica, que colocou recentemente seu nome pelo PSL, teve apenas 0,5%. Já 46,9% não sabem em quem votar ainda e 14% responderam que não votam em nenhum nome.

No primeiro cenário estimulado, o instituto “Agora Sei” mediu como fica a preferência dos eleitores quando foram apresentado no disco, quatro nomes. Dr. Tiago Almeida sobe para 41,5%, ficando em primeiro lugar. Já o prefeito Alexandre, que trabalha sua reeleição, chegou a 32%. O vereador Frank do PT, que tem o apoio do deputado Francisco do PT, aparece com 6,5%. O empresário Felisberto da Cerâmica (PSL) só teve 1,6%. O número dos que não sabem cai para 6,2%. Já 12,2% disseram não votar em nenhum dos quatro pré-candidatos apresentados.

Quando há o confronto direto de Dr. Tiago com o prefeito Petronilo, o médico chega a 46,5% e o atual prefeito a 34%. Já 10,5% declararam que não votam em nenhum dos dois e 9% não sabem ainda. A dianteira de 12,5 pontos percentuais que abre Dr. Tiago sobre Petronilo corresponde hoje a mais de 1 mil votos em Parelhas.
No quesito rejeição, o “Agora Sei” apresentou os quatro nomes que colocou no disco da pesquisa estimulada. As respostas eram de múltipla escolha e o entrevistado poderia dizer mais de um nome. O empresário Felisberto da Cerâmica liderou a rejeição, com 45,8%, seguido pelo vereador Frank do PT, com 29%, e o prefeito Alexandre Petronilo, com 26,2%. O médico Dr. Tiago teve a menor rejeição entre os quatro nomes, com 19,2%. De acordo com os dados, 8,2% dos entrevistados não têm rejeição a nenhum dos nomes, e 5,8% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de dezembro. Foram ouvidas 400 eleitores, sendo 336 nos bairros da cidade e 64 nas comunidades rurais pessoas. O questionário foi aplicado nos bairros Centro, Cruz do Monte, Maria Terceira, Dinarte Mariz, São Sebastião, Ivan Bezerra e Boqueirão. Também foram pesquisadas as comunidades rurais Cobra, Juazeiro e Boa Vista.
DADOS
A metodologia empregada na pesquisa segue o método de observação direta extensiva, com o objetivo de diagnóstico quantitativo. Foi utilizada a técnica de entrevistas domiciliares. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a uma margem de erro de 4,8%, com confiabilidade de 95%.