BUSCAR
BUSCAR
Debates
“Diálogos Capitais” vem a Natal debater privatização de bancos públicos
Evento é promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em parceria com a Carta Capital
Redação
04/12/2018 | 14:20

Natal recebe a sexta edição dos “Diálogos Capitais”, com o tema “Bancos Públicos sob ataque: desafios, riscos e perspctivas”. uma série de atividades de resistência ao discurso privatista. O evento ocorre nesta quinta-feira, 6, no Grand Hotel Natal (SERHS), a partir das 18h30, com entrada franca.

O debate é promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em parceria com a revista Carta Capital, e já passou por São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Na edição potiguar, o grupo tratará da onda de privatizações iniciadas pelo Governo Federal, que deve ser acentuada com Jair Bolsonaro, e como isso afeta bancos públicos, cuja função é social.

Participam de “Diálogos Capitais” em Natal a governadora eleita Fátima Bezerra; o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira; o senador Jean Paul Prates; o sociólogo Jessé de Souza; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACS), Itamar Manso. As discussões serão mediadas pelo jornalista e professor Daniel Dantas Lemos.

“Teremos, a partir do próximo ano, um governo que já disse em alto e bom som que pretende privatizar tudo que puder. Por isso, como temos reforçado, o momento é de resistência em defesa do patrimônio de todos os brasileiros”, afirma o presidente da Fenae, Jair Ferreira. As discussões também serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Carta Capital e da Fenae.

Também na quinta-feira a partir das 12h, dirigentes do movimento sindical e associativo dos empregados da Caixa farão em frente à Agência Potiguar, sede do banco na Cidade Alta, um ato contra o enfraquecimento, o fatiamento e a privatização da Caixa. Nesta mesma data, empregados da instituição de todo o país vão realizar um Dia Nacional de Luta em defesa dos bancos públicos.

“Trabalhadores e sociedade precisam participar dessas ações e estar juntos na luta, porque o que interessa aos brasileiros é uma Caixa 100% pública, forte e social”, assinala Jair Ferreira. O último Dia Nacional de Luta dos empregados da Caixa ocorreu no dia 29 de novembro e marcou a derrota do Governo Federal no leilão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), que, devido às pressões, foi adiado para o dia 5 de fevereiro.

Diálogos Capitais

A série Diálogos Capitais é realizada pela Fenae e a revista Carta Capital. Reúne, periodicamente, especialistas de diversos segmentos para discutir e propor ideias e ações para o desenvolvimento social e econômico do país. Nesta edição, estão em pauta os desafios dos bancos públicos diante do atual cenário político de instabilidade política, fragilidade democrática e avanço das privatizações.

Serviço
Diálogos Capitais em Natal
Local: Grand Hotel Natal (SERHS), Via Costeira, 6045.
Horário: a partir das 18h30

Dia Nacional de Luta
Local: Agência Potiguar – Caixa Cidade Alta (Rua João Pessoa, 208).
Horário: a partir das 12h

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.