BUSCAR
BUSCAR
Encontros
Com Jean Paul Prates, Mossoró recebe ciclo de debates sobre a Caatinga
Evento será realizado na próxima segunda-feira, 29, às 9h, no Auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e é uma iniciativa do senador Jean Paul Prates
Redação
23/04/2019 | 09:41

Mossoró é primeira cidade a receber o ciclo de debates sobre a caatinga promovido pelo Senado Federal. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 29, às 9h, no Auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e é uma iniciativa do senador Jean Paul Prates (PT-RN).

O parlamentar é relator do Projeto de Lei do Senado 222/2016 que trata da preservação e da redução das desigualdades sociais no território da caatinga, além de promover o desenvolvimento sustentável da região. A proposta está em análise na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

“É um projeto importante para o país, principalmente por defender a preservação do bioma da caatinga, além de trabalhar pela erradicação da pobreza no Brasil”, disse. O projeto é de autoria do ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN).

Além do Rio Grande do Norte, serão realizados debates no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco, na Bahia, em Sergipe e no Piauí. “Queremos discutir o projeto de lei e o bioma da caatinga com os estados envolvidos. Chegou a hora de fortalecer a preservação deste bioma”, diz Jean Paul.

A caatinga ocupa 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional, abrangendo os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Estimam-se que mais de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria em situação de carência.

Sociedade

O evento em Mossoró contará com representantes das universidades Estadual e Federal Federal do Rio Grande do Norte – UERN e UFRN –, da Universidade Potiguar, além da Ufersa e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Também participam representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, das secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da Agricultura da Pecuária e da Pesca, dos institutos de Gestão das Águas do Estado (Igarn), de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) e da Federação dos Municípios do RN (FEMURN).

O debate contará com representantes de organizações da sociedade civil, como as federações dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (FETARN) e na Agricultura Familiar (FETRAF), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da ASA Potiguar, da Associação da Caatinga, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários do estado (SEAPAC) e do Fórum de Secretários da Agricultura Familiar do Nordeste. O evento tem apoio do mandato da deputada estadual Isolda Dantas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.