BUSCAR
BUSCAR
Plano Plurianual
“Chegou o momento de planejarmos Natal”, afirma vereadora Nina Souza
Parlamentar comemorou o avanço do projeto e destacou a importância das mudanças que estão sendo propostas nesta nova formatação
Redação
24/06/2017 | 05:10

​Aproveitando as instalações da Câmara Cidadã no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste da capital, a Câmara Municipal do Natal começou a debater ​na quarta-feira, 21, ​o Projeto de Lei 125/2017 encaminhado pela Prefeitura que institui o Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2018/2021 do município. Em primeira discussão, os parlamentares apresentaram nada menos do que 143 emendas ao projeto inicial.

Vice-líder do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) na Casa Legislativa, a vereadora Nina Souza (PEN) comemorou o avanço do projeto e destacou a importância das mudanças que estão sendo propostas nesta nova formatação do PPA. Para ela, Natal está sendo ​”​minuciosamente” ​planejada para os próximos quatro anos no quesito administrativo, e isso por si só já demonstra a importância da matéria.

O PPA é o nosso instrumento de gestão mais importante. Trata-se da peça que servirá de subsídio para que todas as ações articuladas pelo município ao longo dos quatro anos tenham amparo legal. Com base nele, será possível articular a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de uma maneira mais eficaz. É o momento de planejarmos Natal minuciosamente e neste processo precisamos ser cuidados para fazer tudo dentro dos conformes”, disse ao Agora Jornal.

De acordo com Nina, a Prefeitura procurou ser a mais transparente possível quando da construção do projeto, e para isso ouviu diversos secretários antes de fechar o PL, além da própria sociedade civil. “O documento foi articulado pela Prefeitura com todas as secretarias e em conjunto com o povo, que participou através de várias audiências. Quando o projeto chegou para nós vereadores, fizemos um processo de encarte de emendas e agora estamos em processo de debate para que todas sejam consensualizadas”, completou.

Na visão de Nina, a reestruturação do PPA serviu para beneficiar o município de modo geral, uma vez que trata-se de um projeto articulado para uma política de longo prazo e que permite o mínimo de erros possíveis. Com o documento em mãos, ela se disse feliz com o que encontrou e as emendas dos vereadores somente irão agregar para melhorar ainda mais a qualidade do produto.

“Estou muito feliz pelo andamento do processo, que vem sendo construído de uma forma republicana. O PPA vai se tornar um importante instrumento para Natal. Todas as emendas apresentadas são boas, elas vêm garantindo os direitos das pessoas com deficiência, das mulheres, dos moradores de rua e também tem resultado num aporte maior as associações comunitárias, para que elas possam discutir mais de perto junto com o governo municipal”, concluiu a vereadora.

Até agora, das 143 emendas apresentadas pelos parlamentares, 35 já foram consensualizadas e serão encartadas à redação final do projeto. Na terça-feira​, ​27, a Câmara Municipal do Natal promete dar mais um passo e espera iniciar a discussão às emendas sugeridas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem, outro projeto bastante importante a ser debatido pela Casa​.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.