Publicidade
Fim do recesso
Câmara Municipal de Natal abre trabalhos em 2020
Vereadores acompanharam nesta terça-feira (18) leitura da mensagem anual pelo prefeito
Por Redação - Publicado em 19/02/2020 às 04:00
Elpídio Júnior/CMN
Prefeito prestou contas da gestão em 2019 e explanou metas e ações para 2020
A Câmara Municipal de Natal abriu nesta terça-feira (18) os trabalhos legislativos de 2020. A sessão especial contou com a participação do prefeito Álvaro Dias, que fez a leitura da tradicional mensagem anual. O prefeito prestou contas da gestão em 2019 e explanou metas e ações para 2020.

Segundo Álvaro, as prioridades de sua administração continuam sendo o pagamento em dia dos salários do funcionalismo e o controle das finanças do Município. “Combater o desperdício em todas as frentes e levar ao cidadão o sentimento de uma administração compromissada com o que é certo e legal foi uma preocupação a que nos impomos”, destacou.

O prefeito disse que a gestão municipal realizou em 2019 cortes nas despesas com veículos, aluguéis, água e energia e combateu a sonegação, fortalecendo, por exemplo, o monitoramento eletrônico de infrações.

Na sequência, Álvaro Dias elencou saúde e educação como prioridades. “Os números demonstram o esforço da Prefeitura em empregar recursos próprios em áreas de grande interesse social. Não à toa fechamos 2019 investindo 25,3% das receitas livres em educação e 26,6% em saúde, acima dos pisos previstos na Constituição Federal”, pontuou.

Ele ainda falou sobre a revisão do Plano Diretor, que tem sido debatido com o Legislativo natalense e a sociedade. “Está mais do que na hora de ser feita uma revisão. Desde que assumi a Prefeitura em 2018 tenho a nítida noção de que é preciso uma lei mais moderna para alinhar preservação e crescimento, permitindo o adensamento da cidade e o surgimento de novos negócios, emprego e renda para as pessoas”.

A Prefeitura deve encaminhar o projeto para análise dos vereadores nas próximas semanas.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PSDB), a prestação de contas da Prefeitura à Câmara constitui um hábito salutar para a democracia. “Vejo o discurso do prefeito Álvaro Dias de forma positiva, repleto de informações sobre todos os setores da administração. Agora, faremos a nossa parte, que é cobrar para que as metas estabelecidas sejam realizadas”, disse o presidente.

A vereadora Nina Souza (PDT) destacou que o prefeito apontou prioridades importantes para a gestão e mostrou bons resultados no seu segundo ano de mandato. “Os investimentos em educação e saúde foram evidenciados no discurso, bem como obras e melhorias fundamentais para os natalenses”, frisou a parlamentar.

Publicidade
Publicidade