BUSCAR
BUSCAR
Projeto
Câmara de Natal determina expedição de diplomas e certificados em braile
Segundo a vereadora Nina Souza (PDT), relatora da matéria, a ideia é garantir a todos a oportunidade de obter diploma ou certificado em formato acessível a pessoas com deficiência visual
Redação
18/06/2020 | 14:31

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal aprovou, durante reunião remota realizada nesta quarta-feira (17), um projeto de autoria da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) que obriga o fornecimento de diplomas e certificados em braile aos alunos com deficiência visual das escolas da rede municipal da capital potiguar. 

Segundo a vereadora Nina Souza (PDT), relatora da matéria, a ideia é garantir a todos a oportunidade de obter diploma ou certificado em formato acessível a pessoas com deficiência visual. Por sua vez, a vereadora Júlia Arruda agradeceu pela aprovação lembrando que a proposição foi fruto do diálogo com instituições empenhadas na defesa dos direitos do segmento. O colegiado ainda deu parecer favorável a outro projeto da vereadora Júlia Arruda que estabelece percentual mínimo para aquisição de livros em braile para as bibliotecas públicas e escolares de Natal.

Na sequência, foram acatados dois textos encaminhados pelo vereador Robson Carvalho (PDT). O primeiro institui a Semana Municipal de Saúde Auditiva para incentivar a elaboração de novas políticas públicas para o setor. Já o segundo, determina a obrigatoriedade de aviso informativo sobre a sinalização tátil nos pisos dos estabelecimentos públicos e privados, a fim de facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Também passou pelo crivo do colegiado, por unanimidade, um projeto apresentado pelo vereador Preto Aquino (PSD) sobre acesso padronizado para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida nos pontos de parada de ônibus.

Os parlamentares aprovaram no final do encontro, que contou com a participação do vereador Robson Carvalho, presidente da comissão, e das vereadoras Júlia Arruda, Divaneide Basílio (PT) e Nina Souza, a proposta do vereador Maurício Gurgel (PV) que institui o Dia Municipal do Cão-Guia no dia 26 de abril com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do cão-guia para os deficientes visuais, além de promover ações focadas na promoção do necessário treinamento dos animais. A intenção é inserir a data no Calendário de Eventos do Município, que foi escolhida por já marcar o Dia internacional do Cão-Guia. 

Comitê da Câmara dos EUA divulgou ao menos 44 decisões sigilosas de Moraes no STF
Despachos foram incluídos no relatório com os códigos de verificação de autenticidade censurados com uma tarja, o que impede a validação da veracidade das peças no STF
18/04/2024 às 18:04
Governo do RN vai ceder tecnologia de gestão de imóveis para Minas Gerais
Código fonte do Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários do Governo do RN será cedido para Governo de Minas Gerais em acordo de cooperação
18/04/2024 às 16:42
Câmara aprova criação da Semana do Mutirão do Emprego
Projeto promove cursos, palestras e orientações em relação ao mercado de trabalho
18/04/2024 às 10:37
Farra das Quentinhas: Vereadores de São José de Mipibu denunciam esquema de corrupção em licitações da Prefeitura
Ação na Justiça levanta suspeitas sobre contratos de R$ 10 milhões nas gestões de Arlindo Dantas e Zé Figueiredo
18/04/2024 às 08:50
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.