BUSCAR
BUSCAR
Atum
Bolsonaro faz primeira visita ao RN para entregar licenças de pesca em Mossoró
Além do presidente Bolsonaro, ação terá presença da ministra de Agricultura, Tereza Cristina, e também dos ministros da Justiça, Sérgio Moro, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional
Ana Lourdes Bal
09/03/2020 | 08:00

O Rio Grande do Norte vai receber mais de 200 licenças para a pesca de atum na próxima quinta-feira (12), em Mossoró. A solenidade de entrega terá a presença do presidente Jair Bolsonaro. Será a primeira visita oficial do chefe de Estado às terras potiguares após as eleições de outubro 2018.

Além de Bolsonaro, a atividade terá a presença da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif. Também estarão presentes os ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

Segundo o secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, há mais de dez anos, o número de barcos pesqueiros tem aumentado, e estes barcos não têm licenças para operar.

“Era algo bastante atrasado. Aí você vai permitir que o pescador tenha uma série de benefícios sociais. Eles só têm acesso aos benefícios com seu barco e sua documentação de pesca regularizadas”, explicou ele.

Além disso, diz Saldanha, também as grandes comercializadoras de atum do Nordeste só podem comprar o produto dos barcos que estiveram regularizados. Com isso, os pescadores acabavam ficando à margem do processo, por não estar com regularização em dia.

“É um grande ganho pro Rio Grande do Norte e, em especial, para a área de Areia Branca”, diz Guilherme Saldanha.

O Terminal Pesqueiro de Natal, localizado no bairro da Ribeira, zona Leste da capital potiguar, está aguardando a mudança de concessão do Governo Federal para o RN, segundo Guilherme Saldanha. “Ainda depende de um decreto do governo federal, que deveria ter saído em fevereiro. Existe uma perspectiva que saia em março”, conta ele.

O secretário disse que após a finalização do processo de mudança de concessão, a ideia é entregar a administração da estrutura para a iniciativa privada.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.