15/06/2018 | 10:15
A efetivação do Plano de Cargos, Carreira e Salários, e melhorias nas condições de trabalho para os profissionais da saúde municipal foram debatidos nesta quinta-feira, 14, em audiência pública na Câmara Municipal de Parnamirim. A ação foi requerida pela vereadora professora Nilda (PRP) e os vereadores Irani Guedes (PRB) e Ítalo Siqueira (PSD).
A audiência contou com a presença de diversos representantes de sindicatos da saúde municipal e estadual, legislativo estadual, além do conselho regional de medicina, vereadores, secretários municipais, profissionais da área e usuários
“Essa audiência é o resultado dos anseios desses profissionais que estão aqui lutando para que o plano saia do papel, e comece de fato a valorizar cada servidor de acordo com o grau de escolaridade, tempo de serviço e capacidade profissional”, justificou a vereadora professora Nilda.
Durante as três horas de audiência, os convidados e os profissionais puderam debater diversos pontos, entre os quais: a efetivação do plano, análise das percepções das condições de trabalho dos profissionais da área, além da avaliação das condições de atendimentos dos usuários dos serviços da saúde no município.
O secretário do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte (SINDAS), Michael Borges, cobrou a efetivação do plano de cargos. “Não há mais como esperar. Estamos debatendo a instituição desse plano há quatro anos. Então, não estamos aqui para reiniciar debater, e sim, resgatar o plano que está pronto. Não há mais o que se debater”, enfatizou.
A secretária municipal adjunta de saúde, Elizabeth Carrasco, adiantou que a secretaria irá formar uma nova comissão para avaliar todos os itens existentes no plano antes de sua implantação. “Vamos reunir os profissionais e criar essa nova comissão em tempo recorde no sentido de discutirmos os termos técnicos, antes de encaminharmos para a sua efetivação, pois sabemos da sua devida importância para os profissionais”, disse.
Plano de Cargos e Salários
O Plano foi entregue à prefeitura em setembro de 2016. Entre os benefícios, está a implantação do trabalho remunerado com progressão dentro do serviço, além da possibilidade de ascensão com nível de escolaridade e capacitação ofertada pelo município aos servidores. Efetivado, o plano deverá beneficiar cerca de dois mil servidores.