BUSCAR
BUSCAR
Debate
Assembleia se reúne com secretário de Justiça para discustir sistema prisional
Deputados convocaram secretário para fazer um relato do diagnóstico da situação da segurança pública no Rio Grande do Norte
Por Redação
09/03/2017 | 13:42

Os deputados que compõem a Comissão Especial do Sistema Carcerário sabatinaram o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, na manhã desta quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa. Virgolino foi convocado para fazer um relato do diagnóstico da situação da segurança pública no Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele anunciou a apresentação do Plano Diretor do Sistema Carcerário para o mês de abril.

“O secretário foi o nosso primeiro convidado e também será o último. Ele veio hoje para nos ajudar a entender de forma mais profunda o sistema prisional do Estado e ainda vai voltar antes da conclusão desse trabalho. O nosso objetivo é compreender a situação e apresentar soluções exequíveis e com potencial de resolutividade elevado”, disse o presidente da comissão, deputado Kelps Lima (Solidariedade).

O titular da pasta de Justiça e Cidadania destacou que o plano diretor não contemplará apenas a Secretaria de Justiça e Cidadania, mas também as pastas de Educação, Saúde e outras. “Não é só a Sejuc. Nós temos braços, tentáculos que precisam atuar juntos”, disse. Wallber Virgolino adiantou ainda que o plano apresentará informações mais técnicas para tirar o estado da crise, além de comtemplar reformas e construções nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

Os questionamentos feitos pelos deputados durante a primeira reunião pública da comissão especial foram relacionados à situação da população carcerária, condições de trabalho dos agentes penitenciários, condições estruturais das unidades prisionais ativas e medidas previstas pelo Governo do Estado para administrar e conter a crise instalada no estado. Outros questionamentos foram enviados previamente para o secretário. As repostas deverão ficar prontas até a próxima semana.

O secretário avaliou positivamente a reunião. “É sempre positivo um debate onde é possível fazer uma troca de ideias que ajudam a solucionar questões importantes. O debate estabelecido aqui hoje foi apolítico e identificamos o empenho dos deputados em ajudar”, disse.

A Comissão Especial do Sistema Carcerário foi criada pelo presidente da Casa Ezequiel Ferreira (PSDB) durante a crise instalada no Estado com a rebelião de presos em 14 de janeiro na Penitenciária de Alcaçuz e é formada pelas deputadas Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSDB) e pelos deputados Vivaldo Costa (PROS), Hermano Morais (PMDB), Jacó Jácome (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Getúlio Rêgo (DEM), Dison Lisboa (PSD) e Fernando Mineiro (PT). O prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão é de seis meses.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.