BUSCAR
BUSCAR
Convocação
Aldemir Freire confirma que vai à Assembleia para prestação de contas
Deputados da Comissão de Administração da Assembleia querem saber detalhes sobre a utilização de verbas desses órgãos, que tiveram os caixas unificados ao caixa da administração
Redação
22/10/2019 | 00:08

O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, confirmou que vai à Assembleia Legislativa no dia 31 de outubro para prestar contas de movimentações financeiras envolvendo recursos de órgãos da administração indireta do governo, como o Departamento de Trânsito (Detran) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Deputados da Comissão de Administração da Assembleia querem saber detalhes sobre a utilização de verbas desses órgãos, que tiveram os caixas unificados ao caixa da administração direta em agosto.

Na semana passada, o presidente da comissão, deputado Kelps Lima (Solidariedade), reclamou da demora de Aldemir Freire para prestar os esclarecimentos solicitados. O parlamentar disse que o secretário é chamado na Assembleia desde setembro e até agora não compareceu.

Por conta disso, a Comissão de Administração pediu formalmente à Procuradoria da Assembleia que apure se o secretário de Planejamento e Finanças cometeu crime de responsabilidade ao não atender ao pedido de informações. Além disso, os deputados transformaram o “convite” em “convocação” – que o secretário é obrigado a atender, sob pena de perder o cargo.

“Precisamos apurar se houve crime de responsabilidade, sob pena de desmoralização da Assembleia e a instituição de que aqui é um anexo do Governo do Estado”, afirmou Kelps, em pronunciamento na sessão plenária. “É inaceitável que uma comissão que integra esta Casa seja desmoralizada desta forma”, registrou o deputado Coronel Azevedo (PSC), que também integra a comissão juntamente com Kelps e o deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

Ao Agora RN, a Secretaria de Planejamento e Finanças explicou que Aldemir Freire recebeu dois “convites”, e que ele não era obrigado a atender. Apesar disso, a pasta afirma que o secretário justificou as ausências, apresentando documentos que atestaram a impossibilidade de ele ir. Com a nova solicitação, agora em forma de convocação, a pasta confirmou que o secretário comparecerá.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.