26/11/2016 | 18:16
Em vídeos divulgados nas redes sociais, motoristas e passageiros que utilizam o aplicativo UBER denunciam truculência por parte dos agentes de fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, estão proibindo o transporte feito pelo UBER entre o aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e o município de Natal.
No último vídeo, publicado pela jornalista e blogueira Thaisa Galvão, o passageiro que vinha do Rio de Janeiro se revolta com a ação dos agentes. Segundo ele, a fiscalização ocorre a serviço dos taxistas.
“Estão desacatando o motorista, a polícia usando de sua autoridade absurda. Vão rebocar o carro dele com total falta de educação. Arrancaram a chave da mão dele e quebraram a chave. Botaram a arma na cara dele mandando descer do carro como se fosse um bandido, quando só está exercendo o serviço dele”, disse o turista carioca.
Em outro vídeo, gravado no último dia 19, o motorista do UBER pergunta a um agente do DER o motivo das apreensões, e ele diz apenas que “é ordem do diretor”.
RESPOSTA
Em contato com a reportagem do Portal Agora RN, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que a operação está sendo feita rotineiramente e é coordenada pelo DER. Os policiais que participam são guardas de trânsito cedidos ao Departamento e a polícia não tem nenhuma gerência na operação, colaborando apenas com os agentes que são cedidos por convênio ao órgão e, também por esse motivo, a PM não tem nenhuma informação sobre qual legislação os motorista infringem. Mesmo assim, na segunda-feira (28) a Polícia deve avaliar o resultado da operação.