BUSCAR
BUSCAR
Operação
Guardas municipais resgatam pássaros silvestres na Zona Norte de Natal
Agentes da Guarda Municipal do Natal resgataram 19 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma residência no bairro de Nossa Senhora da Apresentação
Redação
28/03/2018 | 13:38

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgataram na tarde desta terça-feira, 27, 19 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma residência situada na Rua do Eucalipto, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da cidade. O resgate foi motivado por uma denúncia de popular ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que acionou a GMN.

Na operação, os guardas municipais catalogaram 9 espécies resgatadas, sendo elas Azulão, Papa Capim, Canário da Terra, Galo de Campina, Sairá Amarela, Guriatã de Coqueiro e outras três que não foram identificadas. Os pássaros estavam presos em pequenas gaiolas e viajantes, que foram apreendidos na operação e serão destruídas no sentido de evitar nova utilização.

De acordo com a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, o responsável por manter os pássaros em cativeiro foi identificado e não demonstrou nenhuma resistência a solicitação dos guardas municipais. “No depoimento do responsável ele afirmou que não comercializava as aves e as possuía apenas para criação”, contou.

Todas as aves resgatadas foram conduzidas ao Aquário de Natal para passar por uma avaliação clínica e em seguida serem devolvidas a natureza.

“Acreditamos que ainda hoje os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo farão a soltura dos pássaros em uma das áreas naturais da capital que são protegidas por lei”, concluiu a coordenadora do Gaam.

O tráfico e o comércio ilegal de espécies da fauna silvestre é crime podendo o transgressor ser punido com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa por crime ambiental de tráfico, que corresponde a R$ 500 por ave e se o animal for ameaçado de extinção, o valor sobe para R$ 5 mil.

Para denúncias de crimes ambientais o cidadão pode ligar para o número 190 do Ciosp, que as viaturas de patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal do Natal serão acionadas para averiguar o fato.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.