BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Allyson comunica a Rogério que não vai aceitar vice do PL, e senador planeja troco; leia opinião do AGORA RN

Confira a coluna de Opinião desta sexta 01
Redação
01/03/2024 | 07:38

A estratégia do senador Rogério Marinho (PL) de indicar o vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) não vai dar certo. O próprio prefeito já comunicou ao senador da decisão. No fim de semana, antes de viajar para o exterior, Rogério foi tentar convencer o ex-senador José Agripino Maia, dirigente do União Brasil. Levou outro não. Agora, o líder bolsonarista no Estado planeja um “troco” no prefeito de Mossoró.

Mesmo tendo apoiado Rogério em 2022 e tendo sido um dos responsáveis pela vitória do senador em Mossoró, Allyson não espera que o líder do PL fique contra a ele na segunda maior cidade.

Allyson e Rogerio Marinho. Foto: Reprodução
Allyson e Rogerio Marinho. Foto: Reprodução

Durante entrevista ao Cenário Político, Allyson foi questionado sobre o apoio do PL para a sua reeleição. “O senador Rogério Marinho é grato ao trabalho que nós fizemos na eleição dele aqui em Mossoró. Eu fui pra rua, de casa em casa, pedir voto pra Rogério e confio muito que tanto ele quanto os que fazem parte do partido irão também contribuir e ajudar no período eleitoral. Eu não conto com uma posição diferente do senador Rogério Marinho”, comentou.

Antes de falar sobre a vontade de manter a aliança com o PL Mossoró, Allyson agradeceu ao ex-deputado Rafael Motta pela adesão do PSB ao projeto eleitoral deste ano.

LICENÇA

A ex-deputada Carla Dickson já acertou a entrada do marido, o ex-deputado Albert Dickson, no União Brasil. Albert vai disputar vaga na Câmara de Natal. Em Brasília, Carla visitou o seu pré-candidato a prefeito, Paulinho Freire, que deve tirar uma licença do mandato para se dedicar à campanha de Natal. Caso Paulinho vença a disputa pelo Palácio Felipe Camarão, Carla ganha dois anos de mandato em Brasília.

DESUNIÃO

Quem estava atento ontem à convenção-briga do União Brasil em Brasília era o ex-senador José Agripino. Do exterior, postava fotos do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que levou o grupo potiguar com os deputados Paulinho Freire e Benes Leocádio a apoiar o advogado pernambucano Antônio Rueda. Após uma turbulenta disputa com o deputado federal Luciano Bivar, seu ex-aliado, que tentava a reeleição, Rueda recebeu os 30 votos registrados na Convenção Nacional. A chapa de Bivar, fundador do PSL — que se fundiu ao Democratas para a criação do União Brasil —, não recebeu nenhum voto. Ele cancelou pela manhã a convenção nacional.

REAÇÃO

Bivar e adversários de Rueda não reconhecem a legalidade do pleito e se ausentaram da votação na Convenção Nacional do União Brasil. No total, eram 42 nomes com direito ao voto. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi escolhido o primeiro vice-presidente da sigla. Bivar afirmou que a eleição não teve valor legal. “A convenção foi anulada estatutariamente. Como a eleição foi viciada, teve uma série de problemas, ela não tem nenhum efeito prático, nem administrativo nem legal. Então, eu não vou à Justiça por algo que não existe… Não tem nenhum efeito prático isso”, alega Bivar.

AZARÃO

Já anda na mesa de Rogério Marinho a possibilidade de retorno dos empresários Tião Couto e Jorge do Rosário para a disputa do Palácio da Resistência. Rogério quer criar dificuldades para a reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Tião concorreu a prefeito em 2016 e reuniu 40% dos votos. Em 2018, decidiu ser vice do então governador Robinson Faria e amargou um terceiro lugar em Mossoró, e no Estado. Em 2020, lançou o amigo Jorge do Rosário vice da prefeita Rosalba Ciarlini. Perderam com mais de 6 mil votos para Allyson. Em 2022, Jorge teve uma nova derrota com o apoio de Tião, para deputado estadual. E agora? O PL e o bolsonarismo vão recriar a dupla?

ESQUERDA

Com a desaprovação do Governo Fátima Bezerra em Mossoró, cidade onde o PT sempre venceu as eleições estaduais, acendeu luz amarela na deputada Isolda Dantas, que não quer passar vexame. Isolda admite abrir mão para a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), caso esta retribua em 2026 com Isolda para deputada federal.

ENCONTRO

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) retornou de Brasília ontem em silêncio. Não postou nada de trabalho em suas redes sociais e deu sumiço. Havia uma expecatativa por parte do ex-ministro Henrique Alves de fazer um novo encontro com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), seu primo. Seria, vamos dizer, a última tentativa de Álvaro apoiar Carlos para prefeito. Não vazou até agora, nada.

Pedro Neto: Vacilo do presidente da FNF
Leia a coluna de Pedro Neto, da edição desta quarta-feira 28
28/02/2024 às 09:02
Jovem infrator; leia opinião de Anísio Marinho Neto
Confira o artigo de Anísio Marinho Neto desta quarta 28
28/02/2024 às 08:08
Lítio: Mais uma riqueza potiguar; leia opinião de Vagner Araujo
Confira a coluna de Vagner Araujo desta quarta 28
28/02/2024 às 07:44
Álvaro e Taveira sem candidatos à sucessão; leia opinião de Sávio Hackradt
Confira a coluna de Sávio Hackradt desta quarta 28
28/02/2024 às 07:39
Deu a lógica; confira a coluna de Pedro Neto
Confira a coluna de Pedro Neto nesta terça-feira 27
27/02/2024 às 09:18