O Carnatal, maior micareta do Brasil e um dos mais expressivos eventos do calendário potiguar, consolida em 2025 uma agenda robusta de sustentabilidade. Nos últimos anos, o evento — promovido pela Clap Entretenimento — deixou de ser apenas uma festa e passou a ser também uma vitrine de ações de responsabilidade social, inclusão, governança e práticas ambientais.
A partir de um trabalho coordenado, o evento passou a incorporar um conjunto de estratégias previstas no conceito de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).

Head de ESG do Carnatal, Danielle Mafra destaca que o evento funciona como um grande motor econômico e social para o Rio Grande do Norte. Ela lembra que a festa há muito deixou de ser apenas entretenimento. O Carnatal hoje se posiciona estrategicamente dentro do que há de mais moderno no mercado global.
“Os negócios precisam se posicionar com mais compromisso social, com mais sustentabilidade, com mais governança”, afirmou Mafra, em entrevista à TV Agora RN nesta terça-feira 25.
Segundo Danielle, a implantação do ESG no Carnatal significa integrar práticas que vão desde a gestão de resíduos e uso de energias limpas até políticas de acessibilidade, inclusão e segurança das mulheres. “É lucrar comprometido mesmo com pessoas e com o planeta”, resume.
Ao contrário do que se pensava há alguns anos, práticas sustentáveis não reduzem a lucratividade. Na verdade, ampliam. Danielle Mafra explica: “A embalagem do ESG traz uma estratégia para o negócio”. Ela lembra que o público consumidor mudou, especialmente as últimas gerações. “A geração de Millennials (nascidos nas décadas de 1980 e 1990) tem uma decisão de consumo mais pautada na longevidade, na sustentabilidade e na saúde”.
Danielle também citou o crescimento de práticas de vida saudável entre foliões e consumidores em geral, citando que o público atual busca experiências mais equilibradas. “Os Millennials consomem com propósito”.
Para ela, eventos como o Carnatal podem — e devem — estimular escolhas mais saudáveis, conectando diversão, bem-estar e sustentabilidade.
Para o Carnatal, integrar práticas sustentáveis significa não só reduzir impactos, mas aumentar adesão, público e receita.
Gestão de resíduos
Um dos pilares ambientais mais fortes do Carnatal está na gestão de resíduos. Danielle Mafra revela que, na edição passada, o evento gerou cerca de 20 toneladas de resíduos — e todo esse material passou por manejo estruturado. “Isso foi feito em parceria com cooperativas”.
A ação começa bem antes dos dias de festa. “A gente já está trabalhando nisso desde muito tempo. Desde a redução da produção do resíduo até a destinação do resíduo da forma correta”.
Em 2025, o Carnatal amplia as ações e implantará um hub de reciclagem dentro do corredor da folia, substituindo a figura tradicional dos catadores por agentes de reciclagem treinados para orientar o público.
O objetivo é envolver o público nas práticas sustentáveis: “Se uma festa desse tamanho consegue fazer a separação do resíduo sólido, do resíduo molhado, do lixo comum, por que dentro de casa a gente não consegue fazer?”.
Outra iniciativa emblemática é a transformação das lonas publicitárias do evento em estojos escolares doados à rede municipal de ensino.
Danielle Mafra explica: “O Carnatal usou muita tecnologia no ano passado para evitar o uso de lonas. Mas as que foram usadas, a artesã Mychelle Magalli da Silva, da empresa Virô, transformou essas lonas, junto com o Carnatal, em estojos escolares, que foram doados para escolas públicas municipais”.
Em outubro deste ano, os estojos feitos a partir das lonas foram entregues a estudantes do CMEI Professora Maria Salete Alves Bila, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Os kits distribuídos deram um novo destino a cerca de 2 mil metros quadrados de lonas utilizadas no Carnatal 2024.
A ação alia sustentabilidade e impacto social, ao evitar que materiais fossem destinados a aterros e, ao mesmo tempo, gerar benefícios para crianças em vulnerabilidade.

Inclusão e acessibilidade: Carnatal para Todos
O pilar social do ESG aparece no Carnatal com força equivalente ao ambiental. Danielle Mafra relembra que, em 2024, o evento implementou 17 estratégias que desdobraram em mais de 40 ações voltadas à inclusão e acessibilidade. “Apesar de ser óbvio a necessidade de um evento ser completamente acessível, isso na maioria das vezes não acontece”.
A edição do ano passado já contou com cardápios em Libras nos bares, acessibilidade completa nos palcos, área especial dentro do camarote temático para cadeirantes, e deslocamento facilitado em todo o evento. “Pessoas com necessidades especiais de deslocamento ou de inclusão são completamente inseridas nesse processo”, destaca.
Para 2025, a meta é mais ambiciosa: acessibilidade universal. “A gente tem uma hashtag que a gente está trabalhando agora, que é Carnatal para Todos”.
Danielle Mafra registrou que o Rio Grande do Norte está entre os estados com maior número de pessoas com deficiência, em termos proporcionais. Isso torna a pauta ainda mais essencial. “Quanto mais a gente conseguir ser inclusivo e acessível, mais clientes a gente pode abordar”.
Protocolo “Não é não” e centrais de acolhimento
Uma das iniciativas mais elogiadas da edição passada foi a criação de centrais de atendimento à foliã mulher. Dois espaços funcionaram na última edição — em 2025, serão três. “Tínhamos parceria com a Prefeitura do Natal, com o Governo do Estado, com a Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha, assistentes sociais, psicólogos… faziam todo o acolhimento para mulheres vítimas de violência”.
Além do acolhimento, o Carnatal implementou integralmente o Protocolo Não é Não, em parceria com o Ministério Público.
Neste ano, o evento terá ainda uma ação especial no dia 6 de dezembro, data nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, conhecida como Laço Branco. “A gente vai fazer uma ação também muito especial no sábado”.
Outro avanço marcante é o uso de energia limpa. Em 2024, a área do Corredor da Folia foi totalmente alimentada por energia solar. Este ano, o fornecimento será triplicado. “Praticamente 100% da festa vai ser alimentada com energia renovável”.
Danielle Mafra reforça que, num estado como o RN — líder nacional em energia eólica e com enorme potencial solar — seria um contrassenso ignorar essa matriz.
Carnatal Health
Outra ação que vem sendo desenvolvida é o Carnatal Health, programa que conecta movimento e qualidade de vida antes dos três dias do evento. A proposta vai além do entretenimento: busca criar ações entre o público e hábitos que fazem parte do dia a dia de quem valoriza equilíbrio. O programa estimula a atividade física e oferece treinos, desafios, dicas de nutrição e experiências exclusivas pra quem quer viver o Carnatal com saúde, energia e equilíbrio.

Sobre a festa
Falta pouco para a 34ª edição do Carnatal. A festa acontece de 5 a 7 de dezembro na Arena das Dunas, com 16 atrações e 36 horas de festa para mais de 125 mil pessoas. A Cidade Carnatal é uma iniciativa da Clap Entretenimento, Vybbe e RB entretenimentos. Mais informações estão disponíveis no perfil @carnatal. Os ingressos estão à venda pelo site www.evenyx.com.
Semana de Negócios tem foco em vendas, comunicação e oportunidades
O Carnatal também lançou neste ano a primeira edição da Semana de Negócios Carnatal — uma jornada de formação voltada para vendas, comunicação e desenvolvimento de negócios, baseada no enorme potencial de oportunidades que o Carnatal gera não apenas durante os dias de festa, mas ao longo de todo o ano.
A iniciativa apresenta uma abordagem simples, direta e eficaz, com foco no pertencimento à marca Cidade Carnatal e no aproveitamento estratégico do movimento econômico, do fluxo turístico e da visibilidade nacional que a micareta oferece. O projeto marca um novo capítulo na relação do Carnatal com empreendedores, comerciantes e profissionais que fazem a cidade pulsar durante o evento.
A Semana de Negócios Carnatal começou nesta terça-feira 25 e segue até esta quarta-feira 26, das 18h30 às 22h, na Arena das Dunas, reunindo especialistas e profissionais que atuam diretamente na construção do evento.
Evento será em dois formatos: presencial (com vagas limitadas) e online com transmissão aberta para todo o País. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site: www.evenyx.com.
Qualquer pessoa pode participar, mas o conteúdo foi desenvolvido especialmente para pequenos, médios e grandes comerciantes, empreendedores, executivos, autônomos e fãs da marca Carnatal que desejam aproveitar melhor as oportunidades geradas pela micareta.
Nesta quarta-feira 26, o evento começa com o painel Como influenciar pessoas e vender mais, com um bate-papo com Diana Petta (marketing Natal Shopping), Gabriella Aguiar (empresária de influenciadores) e Lívia Vilela (influenciadora). Depois, a noite segue a palestra Saúde, sustentabilidade e lucratividade, com Danielle Mafra e Loamy Fonseca (Be.Move). Por fim, a palestra Empreendendo com um grande evento fica a cargo de Igor Freire (empresário, Seu Boné/Carbone Educação) e Malu Fontes, vice-presidente da CDL Natal).
Ao longo da semana, as redes oficiais do Carnatal também irão compartilhar dicas, análises e conteúdos exclusivos sobre logística, produção, lucratividade, visão de mercado e bastidores do evento.