Atividades
Saiba como tornar os dias de isolamento mais lúdicos
Com as aulas suspensas, as crianças precisam de atividades que exercitem o corpo e a mente
Por Redação - Publicado em 24/03/2020 às 14:19
Cedida
Crianças em isolamento ainda precisam de brincadeiras
Publicidade
A pandemia de Covid-19 impôs uma nova rotina às pessoas. Prevenção e isolamento são duas das palavras mais usadas no momento. As escolas e creches, por exemplo, interromperam suas atividades, resultando em risco para o ciclo de aprendizado das crianças.

"Mas esse período não deve ser tratado como férias", é o que destaca Nadia Benitez, psicopedagoga, especialista em neuropedagogia e CEO da rede de cursos Ginástica do Cérebro, referência nacional em estimulação cognitiva.

Pensando nisso, ela dá algumas dicas para que os pais tornem esse período mais próximo, lúdico e educativo aos pequenos.

Confira:

Reserve uma hora por dia de estudos e mais uma para a leitura de um livro;

  1. Forme grupos de estudos para os alunos conversarem on-line sobre os temas estudados e suas leituras com a mediação de um adulto, pais ou responsáveis;
  2. Tenha um momento especial com seu filho durante o dia, gere vínculos. Esses vínculos garantem a proteção do seu filho em todos os momentos da vida;
  3. Jogos online: qualquer tipo de jogo, seja no vídeo game, no celular ou no tablet, é válido. Não podemos negar a tecnologia e proibir de brincar não é o caminho. Estipule tempo e momento correto para essa atividade. O indicado é, no máximo, duas horas, com intervalos de 30 em 30 minutos.
  4. Jogos offline: excelente forma de estímulo, os jogos offline devem ser incentivados, dos tradicionais, como xadrez, dama, trilha, resta um, Torre de Hanói, Jogo da Vida, War, Banco Imobiliário e Twistie, aos modernos de 2ª geração, como Jenga, Hora do Rush, Colonizadores de Catan e Alquimia. Vale uma pesquisa para conhecer a infindável gama de opções.
  5. Vá para a cozinha: experimente preparar com os pequenos panquecas ou pipocas;
  6. Incentive-os a assistir a um filme de animação e a escrever uma redação sobre o que viram e acharam;
  7. Corpo são, mente sã: atividades físicas e lúdicas são fundamentais. Busque as mais adequadas para serem feitas na sua casa, como pular corda, jogar bola, circuito com obstáculos, cinco Marias ou um simples, mas divertido, banho de mangueira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba como se proteger longe de casa
Quando procurar um hospital?
Quarentena melhora relações em família
Publicidade
Publicidade