BUSCAR
BUSCAR
Declaração
Rússia certamente não está à frente dos EUA em vacinas, diz ex-chefe da FDA
Número de pessoas que testou a vacina russa equivale a um ensaio da fase um, ou seja, precisa ser ainda avaliada em teste clínico em grande escala
Redação
11/08/2020 | 14:21

Scott Gottlieb, ex-chefe da Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano equivalente à Anvisa, disse nesta terça-feira (11) à CNBC que a Rússia não está à frente dos Estados Unidos no que diz respeito ao desenvolvimento de vacinas.

“Acho que, em termos de desenvolvimento agora, eles [russos] estão um pouco atrasados em relação às vacinas que temos”, disse Gottlieb.

As vacinas norte-americanas estão agora na fase três de testes, tendo sido testadas em centenas ou, em alguns casos, em algumas centenas de pacientes.

Para o especialista, o número de pessoas que testou a vacina russa equivale a um ensaio da fase um, ou seja, precisa ser ainda avaliada em teste clínico em grande escala.

Gottlieb afirmou ainda que não está claro o que significava para a Rússia começar a dar algum tipo de aprovação preliminar para começar a vacinar pessoas fora de um ensaio clínico. Ele acrescentou que os russos podem estar tentando fazer um registro, em que voluntários que tomam a vacina são acompanhados.

“Pode haver um pouco de semântica, em termos de como eles estão tratando isso do ponto de vista regulatório”, disse Gottlieb. “Então, eles estão alegando que foi totalmente aprovado, mas não foi totalmente aprovado.”

No entanto, eles não estão à frente dos Estados Unidos, continuou.

“Eles certamente não estão à nossa frente e certamente não permitiríamos que uma vacina fosse usada para distribuição em massa neste momento, com base nos dados que temos em mãos. Simplesmente não sabemos se as vacinas são seguras e eficazes neste momento”, explicou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.