BUSCAR
BUSCAR
Diálogo
Presidentes dos EUA e Coreia do Sul conversam por telefone sobre Coreia do Norte
Trump e Jae-In concordaram em coordenar 'todas as etapas' das próximas negociações com a Coreia do Norte para acabar com o programa nuclear do país
Dow Jones Newswires
17/03/2018 | 17:36

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram em coordenar “todas as etapas” das próximas negociações com a Coreia do Norte para acabar com o programa nuclear do país, durante uma conversa telefônica de 35 minutos, segundo o gabinete presidencial de Seul.

O telefonema, realizado ontem, acontece semanas antes do encontro marcado entre Moon e o líder norte-coreano Kim Jong Un, na primeira reunião entre os dois países desde 2007, para discutir o possível desmantelamento nuclear da Coreia do Norte. Trump também concordou em se encontrar com Kim até maio.

“O presidente Moon disse ao presidente Trump que a Coreia do Sul criaria uma atmosfera favorável na reunião com a Coreia do Norte, de modo que a próxima cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte tenha maior chance de ser bem-sucedida”, disse o porta-voz presidencial de Seul, Yoon Young-chan.

A Casa Branca confirmou a conversa por meio de noto, e reiterou a intenção de Trump de realizar um encontro com Kim “até o final de maio”.

Segundo a presidência dos EUA, os dois líderes expressaram otimismo cauteloso sobre os próximos compromissos com Pyongyang, mas prometeram manter a pressão econômica e diplomática sobre a Coreia do Norte.

“Os dois líderes concordaram que as ações concretas, e não as palavras, serão a chave para a desnuclearização permanente da península coreana”, afirmou o comunicado da Casa Branca.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.