BUSCAR
BUSCAR
Ranking
ONU aponta os países mais felizes do mundo; Brasil está em 22º lugar
No Dia da Felicidade, a Noruega e outros países nórdicos dominaram o levantamento
Por Redação
20/03/2017 | 21:45

A Noruega é o país mais feliz do mundo, revelou o relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira – data escolhida como o Dia Internacional da Felicidade. A nação é a primeira das cinco nórdicas que dominam o topo da lista de 2017, que avalia fatores econômicos, sociais e políticos. Mais de vinte destinos separam o pequeno país europeu do Brasil, que ocupa a 22ª posição.

Para chegar ao ranking, em parceria com a Rede de Solução em Desenvolvimento Sustentável, a ONU classifica 155 países através da combinação de dados com a opinião pública sobre qualidade de vida. Seis fatores são levados em conta: PIB per capita, expectativa de vida saudável, generosidade, exposição da corrupção, liberdade para fazer escolhas e apoio social – medido pela sensação de “ter alguém para contar em momentos de dificuldade”.

A aparente felicidade brasileira não reflete no índice, que coloca o país logo após os Emirados Árabes e cinco posições abaixo em relação ao ranking de 2016. Ainda assim, o cenário não é dos piores: o Brasil está acima da Argentina (24), Uruguai (28), França (31) e Espanha (34). Os Estados Unidos, para muitos o país mais poderoso do globo, estão no 14º lugar da lista. De acordo com o relatório, a posição americana pode ser explicada pela corrupção e queda no apoio social – o que explica a boa colocação nórdica.

Confira os 10 países no topo do Índice de Felicidade Mundial de 2017:

  1. Noruega

A Noruega pulou da quarta posição em 2016 para o primeiro lugar da lista deste ano. O reino tem pouco mais de cinco bilhões de habitantes e faz fronteira com outras duas nações entre as mais felizes: Finlândia e Suécia, que ocupam, respectivamente, o quinto e o décimo lugar.

  1. Dinamarca

A Dinamarca, monarquia escandinava com 5,7 milhões de habitantes, já ocupou o primeiro lugar, mas foi desbancada pela Noruega em 2017. O país se mantém entre os dez mais felizes desde o início do levantamento, em 2012.

  1. Islândia

A Islândia é uma gelada ilha nórdica, isolada no oceano Atlântico. Ainda assim, seus pouco mais de 300.000 habitantes se consideram entre os mais felizes do globo.

  1. Suíça

Conhecida por sua neutralidade militar, a Suíça ocupa o quarto lugar do ranking. O país está também entre os mais ricos do mundo e não para de crescer economicamente.

  1. Finlândia

Mais um entre os frios países nórdicos, a Finlândia ocupa o quinto lugar. Além de agradável para seus habitantes, a nação atrai turistas em busca de acompanhar o fenômeno da Aurora Boreal e o sol que dura 24h na região da Lapônia, durante o verão.

  1. Holanda

A Holanda ocupa a sexta posição e é o país com maior número de habitantes entre os primeiros da lista (cerca de 17 milhões). Sua capital, Amsterdã, é famosa mundialmente por seus canais, bicicletas e pela liberdade da população – um dos fatores do ranking.

  1. Canadá

O vizinho dos Estados Unidos está bem melhor colocado que o país de Donald Trump. Mais tolerante e seguro, o Canadá se tornou inclusive destino de refugiados que querem deixar o território americano.

  1. Nova Zelândia

A ensolarada ilha do oceano Pacífico agrada nativos e atrai especialmente estudantes e intercambistas, em busca de belas praias, educação de qualidade e segurança da Nova Zelândia.

  1. Austrália

Outro destino favorito entre os jovens, o país da Oceania esbanja beleza natural e qualidade de vida. Sua cidade mais populosa, Sydney, é uma metrópole movimentada, mas apreciada por seus habitantes.

  1. Suécia

O último lugar entre os dez mais é, outra uma vez, de uma monarquia nórdica. A Suécia é famosa por sua evolução em questões sociais e de igualdade, além de uma corrupção quase nula no governo.

 

 

Fonte: Veja

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.