BUSCAR
BUSCAR
Aviso
‘Ataques contra Macron não ficarão sem resposta’, diz Hollande
Presidente da França, François Hollande, disse que investigará o vazamento de documentos e e-mails de campanha de Emmanuel Macron
Agência Estado
06/05/2017 | 16:11

O presidente francês François Hollande disse que os ataques cibernéticos em massa sofridos por Emmanuel Macron às vésperas do segundo turno da eleição, não ficarão “sem resposta”. O candidato centrista lidera as intenções de votos do pleito que acontecerá neste domingo, 7.

“Nós sabíamos que existia risco [de ataques de hackers] durante a campanha presidencial. Nada vai ficar sem resposta. É preciso dar tempo para a investigação”, disse Hollande à AFP, sem entrar em detalhes.

O vazamento ocorre no momento que o candidato centrista lidera confortavelmente as intenções de voto em relação a candidata de extrema direita, Marine Le Pen.

O ataque foi denunciado pela equipe de Emmanuel Macron na noite de sexta-feira que anunciou uma “ação de pirataria maciça e coordenada” em documentos internos da campanha, como e-mails e documentos contabilísticos.

Ao denunciar o vazamento, a equipe de Macron afirmou que apenas parte dos documentos vazados são autênticos. Parte dos arquivos seriam falsos e teriam “o objetivo de semear a dúvida e a desinformação”. Além disso, a operação seria uma tentativa de “desestabilização democrática” semelhantes ao que ocorreu durante a campanha presidencial nos Estados Unidos.

A Comissão Nacional de Controle de Campanha Presidencial (CNCCEP), pediu a imprensa francesa e aos cidadãos que os documentos não fossem divulgados, evitando um impacto maior no resultado da eleição.

O Le Monde, principal jornal da França, optou por não divulgar os documentos vazados da campanha de Macron. O jornal justificou a não publicação ao dizer ser impossível confirmar a veracidade dos dados em poucas horas antes da eleição. A redação disse ainda que a divulgação dos documentos sem a devida apuração nas véspera do processo eleitoral seria um ato irresponsável.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.