13/06/2018 | 10:36
O presidente Donald Trump retornou aos EUA nesta quarta-feira, 13, depois de participar em Cingapura de uma reunião de cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, um encontro histórico que, segundo o republicano, acabou com a “ameaça nuclear” de Pyongyang.
O Air Force One pousou na base aérea de Andrews, na região de Washington, e Trump acenou para as pessoas que estavam no local ao descer da aeronave.
“Não há mais ameaça nuclear da Coreia do Norte. A reunião com Kim Jong-un foi uma experiência interessante e muito positiva. A Coreia do Norte tem grande potencial para o futuro”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.
“Antes de assumir o cargo, as pessoas estavam imaginando que iríamos à guerra com a Coreia do Norte. O presidente (Barack) Obama dizia que a Coreia do Norte era nosso maior e mais perigoso problema. Não mais – durmam bem hoje à noite”, escreveu ele.
Além da grande repercussão na imprensa, os resultados concretos da reunião, especialmente sobre a questão da desnuclearização, provocam dúvidas entre os analistas, que consideram a declaração comum assinada pelos líderes vaga e que repete compromissos assumidos anteriormente por Pyongyang, mas jamais colocados em prática. / AFP