BUSCAR
BUSCAR
Metanol

Brasil tem 11 casos confirmados e 48 suspeitos de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde alerta para riscos da substância e confirma internação do rapper Hungria Hip Hop com sintomas compatíveis
Redação
02/10/2025 | 17:44

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira 2 que o Brasil registrou 11 casos confirmados e 48 suspeitos de intoxicação por metanol, totalizando 59 ocorrências em todo o país. Dos registros, 53 ocorreram em São Paulo, cinco em Pernambuco e um em Brasília (DF), ainda não incluído oficialmente no balanço.

Até o momento, há uma morte confirmada em São Paulo e outras sete em investigação: duas em Pernambuco, nos municípios de João Alfredo e Lajedo; três na capital paulista; e duas em São Bernardo do Campo.

bebida caipirinha - Foto: José Aldenir / AgoraRN
Ministério da Saúde alerta para riscos do consumo de bebidas adulteradas com metanol. - Foto: José Aldenir/Agora RN

O metanol é um álcool impróprio para consumo humano e pode provocar cegueira irreversível e até a morte. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da ingestão de álcool comum, como náuseas e dor abdominal, podendo evoluir para visão turva, convulsões e coma.

No Distrito Federal, o cantor de rap Gustavo da Hungria Neves, conhecido como Hungria Hip Hop, foi internado nesta quinta-feira no Hospital DF Star, com sintomas compatíveis com intoxicação por substância tóxica. Segundo boletim médico, ele apresentou cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica. O quadro segue sob investigação, sem confirmação de que se trate de metanol.

Durante coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que o etanol farmacêutico é utilizado como antidoto no tratamento, desde que prescrito e acompanhado por médicos. Ele acrescentou que o governo mantém estoques do produto em hospitais universitários e está ampliando a distribuição para estados e unidades de saúde que necessitem.

Padilha também anunciou a compra emergencial de 5 mil tratamentos adicionais e afirmou que 604 farmácias de manipulação no país já possuem condições de produzir o etanol farmacêutico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS