BUSCAR
BUSCAR
Reconhecimento
Solenidade na Câmara de Natal homenageia os 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa
Evento aconteceu na noite desta terça-feira, 26, por proposição do vereador Franklin Capistrano (PSB)
Redação
27/11/2019 | 08:00

A Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta terça-feira (26), por proposição do vereador Franklin Capistrano (PSB), uma sessão solene em homenagem aos 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa. Na ocasião, personalidades que fizeram parte da história da instituição foram agraciadas com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar. 

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada em Natal pelo arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo, tendo como uma das principais funções o acompanhamento domiciliar de idosos, além de abrigos. A instituição mantém constante comunicação com o Ministério Público e Conselhos Estadual e Municipal do Idoso.

“O objetivo da Pastoral, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e fundada em 05 de novembro de 2004, é formar redes de solidariedade humana, fortalecer o tecido social e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual), gerando uma cultura de cuidado do ser humano em sua plenitude”, afirmou o vereador Franklin Capistrano. 

Na sequência, o coordenador estadual da Pastoral do Idoso, André Arruda, falou sobre o trabalho da missão. “Atendemos cerca de 180 mil idosos em todo Brasil e no Rio Grande do Norte estamos presentes em 41 cidades com ações de evangelização e defesa dos direitos da pessoa idosa”, informou.

 “Atualmente, o idoso tem sido esquecido pela sociedade, sendo a Pastoral uma forma de preencher as lacunas abertas pelo abandono com visitas domiciliares e acolhimento através da Igreja”, completou.

Zeneide Fernandes de Paiva recebeu homenagem do Legislativo natalense pelo apoio que oferece para a iniciativa. “A velhice é apenas um processo normal na vida do ser humano e, por isso, não podemos vê-la como uma fase negativa. Aliás, valorizar o idoso é valorizar a si próprio, pois a pessoa mais velha nada mais é do que você no futuro. Enfim, trabalho com alegria porque é muito bom levar esperança e amor para as pessoas. Parabéns ao Parlamento Municipal pelo carinho e preocupação com os idosos”.

Entre os convidados da solenidade, o advogado Paulo Lopo Saraiva destacou que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar os idosos e defender sua dignidade e bem-estar. “Com isso, a Igreja faz a sua parte, haja vista que essa ação aproxima as pessoas, produz afeto, desperta a solidariedade e promove a união. Trata-se de seguir o exemplo de Jesus Cristo, que nos ensinou: Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.