BUSCAR
BUSCAR
Arboviroses
Sesap orienta municípios do RN sobre combate à dengue, zika e chikungunya
Segundo Secretaria de Saúde Pública (Sesap), as reuniões com prefeitos e secretários de saúde de municípios serão iniciadas ainda neste mês de janeiro
Ana Lourdes Bal
02/01/2020 | 16:17

Municípios do Rio Grande do Norte receberão fóruns sobre as orientações para o combate das arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya –, destinado à prefeitos e secretários de saúde. Segundo a Secretaria de Saúde Pública do RN, as ações serão iniciadas ainda no mês de janeiro.

De janeiro a março, meses de verão, são os mais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por conta das chuvas, e por sua vez, é a época de maior risco da contaminação das doenças trazidas pelo mosquito. A população deve ficar atenta e não se descuidar, mantendo as posturas para a prevenção de focos em todo o ano.

Algumas dicas são: manter caixas, tonéis e barris de água tampados; colocar o lixo em sacos plásticos; não jogar lixo em terrenos baldios; manter garrafas de vidro ou plástico de boca para baixo; não deixar água acumulada, seja em lajes, vasos de planta, pneus, entre outros; sempre lavar recipientes utilizados para guardar água.

Chikungunya

O Rio Grande do Norte teve um crescimento de casos de chikungunya de 333% entre janeiro e outubro deste ano, em comparativo com o ano passado. Em 2019, foram 5276 casos confirmados, já em 2018, 1216. Dados são do boletim de arboviroses no RN, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), publicado em outubro de 2019.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.