BUSCAR
BUSCAR
Cuidados
Saiba como proteger o seu pet do barulho dos fogos de réveillon
Cães e gatos têm uma audição bem mais sensível que os humanos e são mais suscetíveis à dor provocada pelo volume das explosões
Redação
31/12/2019 | 00:01

O réveillon está chegando e quem tem um gato ou um cãozinho em casa sabe o quanto esta época do ano é complicada para eles. Tudo por causa dos fogos de artifício, que costumam assustar os pets.­

A médica veterinária Jéssica Soares explica que o risco de sufocamento é grande nos casos em que os animais estiverem presos a coleiras.

Além disso, o estresse causado pelo barulho dos fogos pode provocar diversos traumas e até a morte do bichinho em casos extremos. A veterinária Charlene Brito pede cuidados para evitar a agitação excessiva dos animais. Segundo ela, o estresse em demasia pode diminuir a imunidade do cão ou do gato e pode provocar alterações cardíacas e até mesmo neurológicas. Confira a seguir algumas dicas para proteger o seu pet.

1- Para prevenir danos, a dica é distrair o bichinho ou atenuar o barulho provocado pelas explosões. Por isso, tenha em casa um algodão parafinado, produzido em farmácias de manipulação, para proteger o conduto auditivo dos animais. Isso abafa e diminui a sensação de como eles perceberão os fogos de artifício.

2- Procure acalmar o pet. Ponha ele dentro do quarto, ligue a TV ou coloque uma música calma. Procure estar sempre presente. Abrace, converse e faça carinho no animal.

3- Se o cão ou gato gostar de ficar embaixo de cobertores, mantenha-o assim. Isso vai ajudá-lo a ficar mais calmo.

4- Caso viaje neste fim de ano e não possa levar o bichinho, deixe-o em casa, num ambiente fechado, sempre acompanhado de um responsável. O animal tende a se sentir mais seguro do que se estivesse em um hotel, que para ele é um local estranho, com pessoas desconhecidas

5- Tratamentos à base de calmante também são indicados, mas neste caso, é necessário começar a tratar o cãozinho ou o gato uma semana antes da queima de fogos.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.