BUSCAR
BUSCAR
Força-Tarefa
RN recruta voluntários para ajudar no enfrentamento ao coronavírus
Inicialmente, entrará em vigor nos próximos dias um serviço de teleatendimento à população norte-rio-grandense para orientar quanto a covid-19
Redação
23/03/2020 | 15:25

Por meio do decreto nº 29.549,  publicado neste domingo (22) em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, o Governo do Estado iniciará um programa de voluntariado para reforçar as medidas de enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Norte. A coordenação e regulamentação do serviço será de responsabilidade da Secretaria da Administração (Sead).

De acordo com a titular da pasta, Virgínia Ferreira, estão sendo tomadas todas as precauções e medidas para atender a população e isso será feito com responsabilidade e cuidado. “Esperamos que possamos construir uma rede de solidariedade nesse momento tão difícil que nós humanos estamos vivendo”, afirma a secretária da Administração.

Inicialmente, entrará em vigor nos próximos dias um serviço de teleatendimento à população norte-rio-grandense. O intuito é para que todos possam ser orientados quanto ao novo coronavírus, bem como para fornecer acolhimento psicológico para as pessoas que tenham dificuldades em enfrentar essa situação de isolamento e, ainda, organizar uma rede de doadores e campanhas de doações no Estado.

A Sead lançou nesta segunda-feira (23) link, disponível abaixo, para cadastro das pessoas que queiram participar dessa rede de voluntariado. Os colaboradores poderão atuar fornecendo esclarecimentos e orientações à população sobre a Covid-19, medidas preventivas e situação da pandemia no RN; ou na rede de doadores. Outra opção será a de acolhimento psicológico, esta  exclusiva para profissionais qualificados da área da Psicologia. 

Na UFRN, já existe um cadastro de projeto de extensão – via SIGAA – para que alunos da área da Saúde (de quaisquer Instituições de ensino superior) possam participar dessa rede de solidariedade. Todos os discentes interessados em atuar como voluntários do Governo do Estado também devem efetuar este cadastro, como forma de contabilizar a carga horária na sua grade curricular.

Os voluntários que se inscreverem para prestar esclarecimentos e dúvidas à população sobre o coronavírus precisarão realizar um curso de qualificação a distância. A capacitação está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Avasus), projeto do Ministério da Saúde em cooperação com a UFRN, que desenvolve a plataforma no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) e na Secretaria de Educação a Distância (Sedis). Para já ter acesso ao curso, basta clicar neste link: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=320

A capacitação fornece uma introdução geral ao Covid-19 e vírus respiratórios emergentes. É destinado, principalmente, aos profissionais de saúde pública, gerentes de incidentes e pessoas que trabalham para as Nações Unidas, organizações internacionais e ONGs, além da população em geral.

A Sead segue trabalhando na formação da rede de voluntariado, alinhando as normativas de participação. A expectativa é que ainda nesta semana seja implantada a Central de Teleatendimento do Governo do Estado, na qual serão definidas uma escala de plantão dos ramais, com horários e dias da semana para atuação voluntária. 

Acesse:

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.