BUSCAR
BUSCAR
Dicas
Quarentena: carro parado exige cuidados
Veja dicas para manter o veículo em boas condições durante o período de isolamento; conservação em dia pode evitar custos com conserto
Redação
18/06/2020 | 06:15

Em tempos de isolamento social, com orientações claras para que as pessoas não saiam de casa sem necessidade, é preciso lembrar que um carro parado por muito tempo exige alguns cuidados.

Limpe o veículo

Vale fazer uma boa limpeza do carro. Para o interior, um aspirador de pó pode ajudar com tecidos e carpetes. No painel, a higienização pode ser feita com o álcool isopropílico, o mesmo usado para limpar eletrônicos. Se o material não estiver disponível, faça a limpeza com um pouco de detergente neutro.

Rodas

Prepare-se para encontrar pneus murchos após a “quarentena”. Caso haja algum equipamento para fazer a calibragem em casa, mantenha os pneus sempre cheios, de acordo com as especificações do fabricante. Se for possível, movimente o carro alguns metros na garagem, para que os pneus não fiquem sempre em contato com o chão na mesma posição. Isso evita que o carro fique com os pneus murchos e “quadrados”, causando um desconforto na rodagem.

Freio de mão solto

Para que os componentes dos freios do veículo não grudem, uma recomendação é deixar o freio de mão solto. Nesse caso, obviamente, é preciso apoiar o carro com travas de madeira.

Cuidado com os fluídos

Se o período de quarentena for estendido por mais meses, é prudente deixar o mínimo de combustível no tanque. Isso porque gasolina e álcool podem estragar no reservatório, e o prejuízo posterior pode ser maior, com o entupimento de bicos e dutos.

Caso o carro parado esteja com o tanque mais cheio, a remoção em casa só é indicada com os equipamentos corretos: uma bomba de sucção e um reservatório próprio para combustível.

Não deixe de rodar um pouco

Além dos problemas com combustível, manter o veículo parado por muito tempo pode levar ao esgotamento completo da bateria, já que mesmo desligado o carro consome energia.

É sempre bom ligar o carro de tempos em tempos e rode por pequenos trajetos sempre que possível. Isso será o suficiente para carregar a bateria e, com isso, queimar parte do combustível.

Palheta do limpador

Sempre que o carro for ficar parado por um longo período, é indicado que você levante ou até mesmo remova a palheta do limpador. Assim, você evita que ela deforme e perca as suas propriedades, diminuindo a eficiência quando for usada.

Bateria

Coloque como primeiro item do seu check list, pois costuma falhar no momento de grande necessidade. Ao desligar o veículo, verifique sempre se todos os componentes estão desligados, como farol, desembaçador, ar condicionado, rádio, entre outros.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.