BUSCAR
BUSCAR
Cafecitosrobots
Projeto de alunos do IFRN doa protetores faciais para Hospital Walfredo Gurgel
Ação já doou um total de 45 protetores para técnicos de enfermagem e médicos da unidade
Redação
18/05/2020 | 14:18

Alunos do curso de Mecatrônica, do Instituto Federal de Ensino do Rio Grande do Norte (IFRN) através do Projeto Cafecitosrobots, doou 10 protetores faciais para o setor de Serviço Social do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Os protetores foram entregues na manhã deste domingo (17) e já estão em uso.

Apesar do Walfredo Gurgel não ser referência para atendimento e assistência de pacientes contaminados pelo coronavírus, as assistentes sociais são um dos primeiros contatos com as vítimas do trauma que adentram o Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) e que podem apresentar insuficiência respiratória aguda grave, com suspeita de causa pelo Covid-19.

“Essa doação veio um uma boa hora. Os casos de contaminação em nosso estado estão crescendo e já tivemos dois casos de pacientes vítimas do trauma que testaram positivo para Covid-19. Então, é essencial que as assistentes sociais estejam devidamente protegidas. É uma questão de segurança tanto para nós, que trabalhamos aqui, quanto para todos que fazem uso deste hospital”, afirma a chefe do Serviço Social, Cassia Layanna. No HMWG o projeto também já dou para técnicos de enfermagem e médicos em um total de 45 protetores faciais.

A ex-professora do IFRN e uma das pessoas a frente do projeto, Ariadne Canela, conta que a ideia de montar os protetores surgiu, há cerca de dois meses, a partir da iniciativa de dois alunos do curso de Mecatrônica, do IFRN de Parnamirim (@caiocarlos15 e @cafecitosrobots). O incentivo para a empreitada foi a dificuldade dos profissionais de saúde em adquirir EPIs, neste período de pandemia.

Ariadne conta que o projeto criou corpo e proporção, com o apoio dos professores João Maria Araújo, Zulmar Junior e do ex-aluno do curso, Daniel Santiago. O Time colabora com orientações sobre o uso e manuseio dos equipamentos (para confecção dos protetores), logística de atendimento e assistência ao projeto.

Até o momento, o grupo já produziu e distribuiu cerca de 650 protetores faciais que, além do HMWG, também beneficiaram o Hospital São Camilo (em São Gonçalo do Amarante), Hospital Giselda Trigueiro, Estratégia Saúde da Família (ESF) Selma Pereira de Araújo – Dom Marcolino, Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Barra de Maxaranguape, Cidade Satélite e Pitimbú, Hospital Santa Catarina, Hospital Municipal de Goianinha, Hospital João Machado, Maternidade Januário Cicco, entre outros.

Caso alguma unidade de saúde esteja precisando dos protetores faciais e queiram receber a doação do grupo, é necessário preencher o formulário disponibilizado no perfil @caiocarlos15.

Ariadne ressalta que os protetores são montados e desenvolvidos a partir das recomendações do Ministério da Saúde (MS) e Vigilância Sanitária, fabricados em material leve, transparente, permite o reuso por ser lavável (com água e sabão ou álcool gel), porém, não eliminam a necessidade de uso da máscara.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.