BUSCAR
BUSCAR
Enfrentamento
Prefeitura de Macau vai continuar aplicando testes em idosos, agora em suas residências
Secretária Municipal de Saúde anunciou que vai visitar as residências de quem tem mais de 60 anos de idade e que tem apresentados sintomas da Covid-19
Redação
23/06/2020 | 10:52

Depois de efetuar testes rápidos em mais de 100 idosos por meio do sistema drive-thru, durante o período da manhã e a tarde do sábado (20), a Prefeitura de Macau, através de sua Secretária de Saúde, anunciou que vai visitar as residências de quem tem mais de 60 anos de idade e que tem apresentados sintomas da Covid-19 nos últimos 10 dias (tosse, dor de cabeça febre ou perda do paladar).

O prefeito Túlio Lemos, que se fez presente em grande parte do período em que foram aplicados os testes, considerou que a “a campanha inicial foi coberta de êxito graças à contribuição de todos os servidores envolvidos na operação e a participação das famílias dos idosos, oportunidade em que se detectou 22 pessoas que testaram positivo e que já deixaram o local com toda a recomendação médica e o medicamento para tratamento durante o isolamento. Agora, vamos complementar essa ação junto aos idosos, fazendo visitas em suas residências e aplicando os testes rápidos”.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Macau adquiriu cerca de 2.000 testes e 30 mil comprimidos de IVERMECTINA que a princípio serão entregues à população acima de 60 anos e a todos os servidores do município envolvidos na prevenção e tentativa de cura da Covid-19.

O teste rápido em cassete 2019-Ncov igG/lgM (Sangue Total /Soro/Plasma) indica a presença de anticorpos igG e IgM para 2019-nCoV na amostra. Esse exame analisa os índices de IgG e IgM de cada pessoa através de uma gota de sangue colhida no dedo. Quando o resultado é positivo para IgG, é porque teve algum contato com o vírus e o organismo produziu anticorpos; já o IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos.

As equipes do NASF (Núcleo de Assistência a Saúde Familiar) coordenarão as ações para que a campanha de aplicação dos testes rápidos em idosos, em suas residências, sejam exitosas nos próximos dias.

Mais de 100 testes

Em mais uma ação de combate à Covid-19, a Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Macau), finalizou, neste sábado (20), a primeira etapa da realização dos testes rápidos para detecção da Covid-19 tendo como público alvo idosos a partir dos 60 anos. A ação aconteceu na Praça Monsenhor Honório, das 09h às 17h, através do sistema drive-thru.

No primeiro dia foram realizados 101 testes. Destes, 22 positivaram para a Covid-19
Foto: Prefeitura de Macau

O teste para diagnóstico foi recomendado a pessoas desse grupo que apresentaram algum sintoma leve de síndrome gripal nos últimos 10 dias: tosse, dor de cabeça ou febre, por exemplo.

O teste rápido em cassete 2019-Ncov igG/lgM (Sangue Total /Soro/Plasma), indica a presença de anticorpos igG e IgM para 2019-nCoV na amostra. Esse exame analisa os índices de IgG e IgM de cada pessoa através de uma gota de sangue colhida no dedo. Quando o resultado é positivo para IgG, é porque teve algum contato com o vírus e o organismo produziu anticorpos; já o IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos.

No primeiro dia de testagem, foram realizados 101 testes, destes 22 positivaram para a Covid-19, com uma estimativa de 80% negativos e 20% positivos. Após passar por procedimentos como higienização de carros e dos passageiros, aferição dos sinais vitais e medição da temperatura corporal, os pacientes que testaram positivo, receberam orientação médica quanto ao tratamento e medicação a ser usada como Ivermerctina e Azitromicina e assistência de como deveriam proceder. Todos os pacientes positivados serão monitorados pela equipe da Secretaria de Saúde enquanto estiverem em isolamento.

A testagem rápida é uma iniciativa da Prefeitura de Macau, através da Secretaria de Saúde (SMS) e Vigilância Sanitária. Estiveram ainda presentes durante a ação a Guarda Municipal e profissionais que prestaram serviço na higienização dos carros. Todos os profissionais que participaram da ação foram testados. “Agradecemos a todos os profissionais envolvidos na ação que é mais uma forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Nesse primeira fase da Ação pela Vida, nosso público foi formado por idosos. Vamos continuar a testagem nas casas dos idosos e já determinamos a realização de testes em todos os profissionais da saúde e distribuição de ivermectina. Não mediremos esforços para controlar a pandemia no Município, protegendo e tratando nossos conterrâneos”, afirmou o Prefeito Túlio Lemos que esteve presente durante a ação.

O sistema de testagem rápida será levado também para os distritos com data a ser confirmada pela Secretaria de Saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.