BUSCAR
BUSCAR
Governo
Obras públicas no RN durante a pandemia: como está o andamento?
Agora RN conversou com a Secretaria de Infraestrutura do RN (SIN/RN), Governo Cidadão e Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN), responsáveis por algumas das obras públicas do estado
Ana Lourdes Bal
23/04/2020 | 13:45

Durante o período de pandemia, boa parte da população teve que parar por conta de recomendações da Organização Mundial da Saúde e decretos estaduais. Porém, isso afeta as obras públicas do Rio Grande do Norte? O Agora RN conversou com a Secretaria de Infraestrutura do RN (SIN/RN), com o Governo Cidadão e com o Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN), responsáveis por algumas das obras públicas do estado.

A obra do Museu da Rampa, localizado no bairro Santos Reis, na zona Leste de Natal, está com a obra em andamento, atualmente. Segundo Gustavo Coelho, secretário de Infraestrutura do RN, agora, será iniciada a construção dos piers, das pontes dentro do rio. Sobre o andamento da parte interna do local, ele diz que “está quase finalizada, faltando alguns detalhes”. Ele prevê que ela esteja pronta no mês de junho.

Sobre o restante das obras da SIN, ele afirmou que não foram paralisadas. “São obras que tiveram seu prosseguimento, com as recomendações que todos obedeçam o que está determinado pelas autoridades de saúde, como utilização de álcool em gel e distanciamento entre pessoas”, disse Gustavo.

Na última sexta-feira (17), foram concluídas as tratativas com a Caixa Econômica Federal (CEF) sobre o Pró-Transporte e nos próximos dias, irão lançar o edital para a contratação da empresa que irá concluir a obra, segundo Manoel Marques, diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN).

O projeto foi idealizado em 2005 pela Prefeitura do Natal e contempla uma série de obras de mobilidade urbana na Zona Norte da cidade. Desde 2013, as obras são de responsabilidade do Governo do Estado.

Além da obra de Pró-Transporte, obras como de conservação e manutenção estão funcionando normalmente. Também foi concluída a licitação de um projeto de construção de um complexo viário no cruzamento da Av. Prudente de Morais e Av. da Integração.

Outra obra em andamento é a do restauro do Teatro Alberto Maranhão, localizado na Ribeira, zona Leste da capital potiguar. Segundo a assessoria do Governo Cidadão, responsável pelo local, o percentual de execução atual da obra é de 36,61% e tem prazo final de conclusão em agosto deste ano. Atualmente, há serviços sendo executados nas fachadas, portas, janelas, cadeiras, poltronas, coberturas; instalações de climatização, redes elétricas, hidráulicas, sanitárias e combate a incêndio e acessibilidade.

Para continuar com a execução das obras neste momento de pandemia, a Construtora Ramalho Moreira, responsável pela obra, firmou um Termo de Compromisso com o Executivo estadual para se adequar às condutas de combate ao coronavírus. Estão sendo tomadas as medidas necessárias à manutenção da integridade da saúde dos colaboradores e de terceiros e devem perdurar até o fim da situação de calamidade pública decretada pela governadora Fátima Bezerra.

Cuidados

Segundo determinações do Plano de Contingência Nacional para a Infecção Humana pelo novo Coronavírus, do Ministério da Saúde, a segurança e a saúde do trabalhador também deve estar em dia em todos os canteiros de obras e empresas, como um todo. Confira o que pode ser feito para prevenir a disseminação da Covid-19 nesses locais:

• Não deixe faltar sabonete e toalhas de papel nos banheiros;

• Disponibilize álcool gel nos ambientes de trabalho, onde não for possível a higienização das mãos com água e sabão;

• Aumente o rigor com a limpeza de áreas comuns, como refeitórios e banheiros;

• Intensifique a higienização de maçanetas, corrimãos, pias e demais superfícies de contato frequente. Importante usar água e sabão, álcool a 70%, ou algum produto de limpeza. Só tirar o pó não é suficiente;

• Reforce a orientação para que os EPIs, ferramentas e equipamentos sejam higienizados frequentemente;

• Estimule sua equipe a se vacinar contra sarampo e gripe comum, cuja campanha começa em 23 de março;

• Adie viagens a negócios ao exterior. Se possível, substitua-as por videoconferência;

• Dissemine orientações sobre higiene e prevenção entre seus funcionários;

• Funcionários com suspeita de contaminação pelo coronavírus devem procurar uma unidade de saúde. Se recomendado pelo médico, deve ficar em casa até a confirmação do diagnóstico. Segundo a Lei 13.979/2020, publicada em fevereiro deste ano, considere como falta justificada, sem qualquer prejuízo ao trabalhador.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.