BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
“Não descuide da higiene, mas evite o desperdício”, alerta Caern
Cuidados com a higiene pessoal são imprescindíveis, assim como a lavagem de mãos, mas ao mesmo tempo, é preciso pensar a respeito do desperdício
Redação
19/03/2020 | 14:19

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza alerta por conta da pandemia. Como o momento exige minimizar a contaminação por coronavírus e outros vírus que causam gripes e resfriados. O isolamento social manterá as famílias por mais tempo em casa. Cuidados com a higiene pessoal são imprescindíveis, assim como a lavagem de mãos. Ao mesmo tempo, é preciso pensar a respeito do desperdício.

A água fornecida pela Caern passa por análise e a sua potabilidade é garantida até a chegada da casa do consumidor. Por isso, é importante atentar para a limpeza e desinfecção da caixa de água e reservatórios de armazenamento.

Hoje, vivemos em um inverno promissor no semiárido do Estado. Apesar das boas chuvas em várias regiões, os maiores reservatórios ainda estão com volume abaixo de 50%.

A Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado, está com 24,84% de sua capacidade. Ela é responsável pelo abastecimento direto e indireto de 24 cidades e diversas comunidades rurais que estão em três regiões do Estado: a Central, Seridó e Oeste.

A barragem de Santa Cruz está com 23,65%. O manancial é fundamental para o abastecimento de parte das cidades do Alto Oeste, entre elas, Pau dos Ferros. A Caern possui cerca de 21 mil ligações de água atendidas pela barragem. Levando em consideração que cada ligação de água pode atender uma média de 4 pessoas, a população atendida é de mais de 80 mil pessoas. Estes mananciais e outros estão com recarga inferior a 50% e são responsáveis pelo abastecimento de muitos potiguares.

Nesta perspectiva, é importante que a população colabore continuando a adotar medidas que evitem o desperdício de água. Entre elas, verificar vazamentos internos, lavagem de carro e calçada com mangueira, brincadeira de crianças com a água sem supervisão e controle. Além de hábitos simples, mas que fazem a diferença. Como fechar a torneira, enquanto escova os dentes e enquanto passa sabonete nas mãos.

Também é uma tendência em período chuvoso que o consumo de água diminua, particularmente no semiárido. Isso porque existe redução do uso de água dentro de casa e também há os que preferem armazenar água de chuva. Mesmo com essa tendência, a Caern alerta para a necessidade permanente do uso racional da água.

Principais reservatórios com uso de água para abastecimento humano:

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves – 24,84%
Santa Cruz de Apodi – 23,65%
Marechal Dutra – 17,9%
Itans – 3,62%
Barragem de Pau dos Ferros – 6,65%
Passagem das Traíras – 3,65%
Boqueirão de Parelhas – 24,33%
Rodeador – 57,72%

Fonte: IGARN/RN

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.