05/03/2020 | 05:00
O Mercado Modelo das Rocas, localizado na Zona Leste de Natal, terá a obra de restruturação e de adequação térmica finalizada ainda este mês, segundo informações da Secretaria de Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
Em 2018, quando foi feita a assinatura da ordem de serviço para o início da obra, o valor definido foi de R$ 432 mil.
Segundo a Semsur, nos próximos dias será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) a chamada para comerciantes ocuparem o Mercado.
Após ser fechado em 2008 para reformas, ainda na gestão da ex-prefeita Micarla de Sousa, a estrutura do mercado público foi reaberta em 2016. O custo da reforma, à época, foi de R$ 5 milhões.
No entanto, com falhas na proteção térmica do teto, a estrutura comercial nunca foi utilizada por completo. Os comerciantes que atuavam no espaço, principalmente os do primeiro andar do imóvel, reclamavam do calor gerado no local. Em razão disso, a Semsur deflagrou, em 2018, nova licitação para obra de adequação térmica.
O prédio tem 3.715,6 mil metros quadrados de área construída e conta com dois andares, 83 boxes, sendo 23 destinados a antigos proprietários, 57 disponibilizados por licitação e três destinados à administração. As vagas de estacionamento somam 50, sendo 30 para carros e 20 para motos.
Além disso, também existe no local a estrutura de um elevador, quatro entradas, quatro banheiros, dois vestiários e um fraldário, todos totalmente adaptados para portadores de deficiência física. Existem também espaços para caixas eletrônicos, dois balcões de informações, sistema interno de monitoramento eletrônico, zona de Wi-Fi, vigias e auxiliares de limpeza permanentes.
Projetado para atender todas as normas de acessibilidade, o Mercado das Rocas tem em sua estrutura rampas, piso tátil, elevador, banheiros e vagas de estacionamento adaptados para pessoas com deficiência.
A Semsur também planeja projeto de instalação de um sistema de aproveitamento da energia solar, que vai reduzir o uso de energia elétrica. A verba de custeio é fruto de um convênio da Prefeitura com o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, por meio da Caixa Econômica Federal.