BUSCAR
BUSCAR
Coronavírus
Leitos de hospitais públicos do RN estão superlotados às vésperas de fim de decreto
Afrouxamento das regras de isolamento social e retomada da atividade econômica no estado estão condicionados a uma ocupação de, no máximo, 70%. Índice atual utrapassa os 90%.
Redação
15/06/2020 | 13:10

Os dados atualizados sobre o novo coronavírus no Rio Grande do Norte não são nada animadores. O estado contabiliza, sucessivamente, aumento nos índices que medem o número de mortos, infectados e internações. A diminuição desses números permitirá ao RN a reabertura da atividade econômica e a flexibilização das medidas de distanciamento social.

Entretanto, às vésperas do fim da vigência do decreto estadual 29.742, que tornou mais rígidas as normas de isolamento no Rio Grande do Norte, o estado registra uma taxa de ocupação de leitos públicos de 94,76%, muito superior ao índice estabelecido para afrouxamento das regras, conforme estabelecido no decreto. O dado constava na plataforma Regula RN na manhã desta segunda-feira (15).

Ainda de acordo com a determinação do Governo do Estado, vigente desde o último dia 4, “o cronograma para retomada gradual responsável das atividades econômicas no Rio Grande do Norte será executado a partir do dia 17 de junho de 2020”, ou seja, na próxima quarta-feira (17). A reabertura, no entanto, está condicionada às taxas de ocupação dos leitos públicos de UTI.

“É condição essencial para a implementação inicial do plano de retomada gradual responsável das atividades econômicas no Rio Grande do Norte que exista desaceleração da taxa de transmissibilidade da Covid-19 de maneira sustentada e a ocupação dos leitos públicos de UTI seja inferior a 70%”, estabelece o decreto.

Já em coletiva de imprensa há pouco, a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap), divulgou que 92% dos leitos públicos e privados do Rio Grande do Norte estão ocupados. São 728 pessoas internadas. Além disso, 123 pacientes aguardam regulação.

Com os índices muito distantes do esperado, o Governo do Estado informou que ainda não há uma determinação sobre novas regras, e que somente nesta terça (16), será elaborada uma minuta sobre o decreto.

Ocupação de leitos públicos segundo a Sesap

A taxa de ocupação de leitos públicos destinados a tratar a Covid-19 no Rio Grande do Norte, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) no início da tarde desta segunda, está distribuída da seguinte maneira:

  • Região Oeste: 100%
  • Grande Natal: 100%
  • Seridó: 100%
  • Pau dos Ferros: 63%
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.