BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
Justiça em Natal usa robôs para analisar penhoras judiciais
A expectativa é que até o fim de 2020 todas as seis varas de execução fiscal em Natal esteja usando Inteligência Artificial (AI)
Redação
10/03/2020 | 13:08

Programa de inteligência artificial (IA) está ajudando na verificação dos dados dos cidadãos envolvidos com penhoras judiciais. Entre as seis varas de execução fiscal em Natal, duas estão usando robôs para analisar se o devedor tem dinheiro no banco e também examina todos os bens da pessoa.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Gerânio Gomes, a expectativa é que até o fim de 2020 todas as seis varas de execução fiscal em Natal esteja usando robôs. Até esse momento, apenas a 2º e 3º vara estão usando o programa no município. O objetivo da IA é acelerar os processos de dívidas na cidade, já que esse robô descobre se a pessoa tem dinheiro no banco e todos os seus bens em poucos minutos. Assim, pode ter noção do tempo que esse indivíduo pode arcar com suas dívidas. O programa também deve ser aperfeiçoado e estendido para outras áreas da justiça de Natal, mas ainda sem previsão para isso.

Segundo a versão mais recente do levantamento “Justiça em Números”, realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), 108,3 milhões de causas tiveram início em versão digital de 2008 a 2018 no Brasil.

No STJ (Superior Tribunal de Justiça), o sistema de IA recebeu o nome de Sócrates e foi “treinado” com uso dos dados de 300 mil decisões da corte, segundo a assessoria do tribunal. Agora a IA “lê” os processos novos e agrupa aqueles com assuntos semelhantes, para que possam ser julgados em blocos.

O STJ quer ir mais longe no uso da tecnologia e relata que já está em andamento o projeto Sócrates 2, no qual a ideia é avançar para que a IA em breve forneça de forma organizada aos juízes todos os elementos necessários para o julgamento das causas, como a descrição das teses das partes e as principais decisões já tomadas pelo tribunal em relação ao assunto do processo.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.